Na próxima semana, os profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), que atuam na linha de frente contra a Covid-19, receberão a segunda dose da vacina contra a doença.
Os servidores que circulam pelos diversos setores da unidade de saúde também serão imunizados na segunda etapa da campanha. Por conta disso, o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), enfermeiro Jean Marinho, está coordenando um trabalho que visa repassar informações ressaltando a importância dos cuidados que os servidores devem ter após a imunização.
“É comum as pessoas perguntarem se podem tomar a vacina se estiverem com febre ou temperatura maior que 37 graus e meio. Nesse caso, não é aconselhável receber a dose da vacina”, explica o enfermeiro do NEP.
Jean Marinho também orienta que a pessoa não deve se vacinar se estiver com os sintomas da Covid-19. “A pessoa só deve receber a dose pelo período de, no mínimo, quinze dias sem apresentar os sintomas da doença”, esclarece.
No caso de a pessoa ser portadora de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, asma, entre outras, o coordenador do NEP diz que o indivíduo pode ser vacinado.
Por outro lado, Jean Marinho recomenda precaução para quem ingeriu bebida alcoólica 24 horas antes ou 24 depois da imunização.
“Não há contraindicação, mas é prudente não ingerir bebida alcoólica”, acrescenta o enfermeiro do HE do Agreste.
“Se uma pessoa tomou a dose da vacina de uma marca, ela só deve receber a segunda dose da mesma da primeira dose”, frisa Jean Marinho. Ele reforça que os profissionais de saúde devem continuar com os cuidados de higiene, como lavar bem as mãos sempre que necessário, usar o álcool em gel e o uso da máscara, além de ter evitar aglomeração e ambientes lotados nesse período de pandemia da Covid-19.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.