Um recente levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca identificou 447 pontos de colocação de outdoors nas ruas e avenidas da segunda maior cidade de Alagoas.
Com mais de 240 mil habitantes, Arapiraca já começa a sofrer os mesmos problemas enfrentados pelos moradores dos grandes centros urbanos do País.
Os outdoors aparecem em variados pontos da cidade, incluindo paredes e muros de residências e outros imóveis, fachadas de prédios comerciais e em terrenos baldios às margens de rodovias na área urbana da Capital do Agreste.
O exagerado número de peças publicitárias espalhadas pelas ruas da cidade polui a paisagem e também prejudica a segurança viária.
O Bosque das Arapiracas, na área central da cidade, é uma “farra” de outdoors.
Entre o Colégio COC até a ladeira da Rua Nossa Senhora de Fátima, em um trecho de aproximadamente 600 metros, a reportagem da Tribuna contabilizou mais de 30 outdoors e placas publicitárias de diversos tamanhos, colocadas em alturas diferentes, às vezes, num mesmo prédio.
Também é fácil verificar letreiros luminosos e painéis de todas as cores e modelos, além de publicidades pintadas nas calçadas, muros e até fixadas em postes de iluminação pública.
Na corrida e busca para fisgar o cliente, o que prevalece é o desrespeito à legislação ambiental, às construções e à população.
Para a arquiteta Thamires Leonel, o excesso de publicidade não deixa de ser um problema relevante. “A poluição visual afeta a estética urbana e impacta o bem-estar do indivíduo no uso da cidade, sendo mais agressiva no centro e nas principais ruas e avenidas”, observa.
Ainda de acordo com Thamires Leonel, muitas vezes, a arquitetura fica recoberta por uma quantidade de publicidade que mais confunde do que orienta.
“A cidade não pode ser um grande mural de propagandas. Seus elementos arquitetônicos e naturais devem estar em harmonia no conjunto da paisagem”, acrescenta a arquiteta.
Por conta disso, nos próximos dias, os órgãos de fiscalização no município preparam ações para conter avanço de publicidade irregular por toda a cidade, principalmente na área central de Arapiraca.
O problema
A poluição visual é um tipo de poluição moderna, encontrado nos grandes centros urbanos, uma vez que designa o excesso de informações contidas em placas, postes, outdoors, banners, cartazes, táxis, carros e outros veículos de anúncios, além da degradação urbana fruto das pichações, excesso de fios de eletricidade e acúmulo de resíduos.
Essa comunicação visual exacerbada nas grandes cidades, característico da cultura de massas que incentiva o consumo, tem se descontrolado nas últimas décadas, levando assim a uma descaracterização identitária do local (arquitetura original, patrimônio histórico cultural, etc.), promovidos pelo excesso de informações bem como a desarmonia do espaço, o que leva o ser humano a um enorme desconforto visual, afetando sua qualidade de vida.
A poluição visual é um tipo de poluição moderna, encontrado nos grandes centros urbanos, uma vez que designa o excesso de informações contidas em placas, postes, outdoors, banners, cartazes, táxis, carros e outros veículos de anúncios, além da degradação urbana fruto das pichações, excesso de fios de eletricidade e acúmulo de resíduos.
Essa comunicação visual exacerbada nas grandes cidades, característico da cultura de massas que incentiva o consumo, tem se descontrolado nas últimas décadas, levando assim a uma descaracterização identitária do local (arquitetura original, patrimônio histórico cultural, etc.), promovidos pelo excesso de informações bem como a desarmonia do espaço, o que leva o ser humano a um enorme desconforto visual, afetando sua qualidade de vida.
Fonte: Davi Salsa
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