Para encerrar a Campanha Abril Verde, que tem como objetivo alertar para questões da segurança e saúde no trabalho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (28), um ciclo de palestras na Central Arapiraca.
Divida em três temáticas, a atividade abordou questões sobre garantia de segurança e saúde no trabalho, a prevenção de acidentes, além de informações sobre ergonomia e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Desde o dia 18 de abril, equipes da Central Arapiraca participam de atividades e orientações relacionadas à segurança e saúde do trabalhador, como também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de atualização vacinal com imunizantes da tríplice viral e influenza.
A enfermeira Jennyfer Dias conta que ter os protocolos bem estabelecidos para casos de acidente são fundamentais para garantir a saúde dos colaboradores. “Em um atendimento que atuei, o paciente estava muito agitado e reagiu fortemente quando fui fazer punção venosa e acabou me furando. Realizamos a coleta de sangue e enviamos para análise e fui encaminhada para o Hospital Escola Drº Helvio Auto (HEHA), em Maceió, referência na investigação e tratamento de doenças infecto-contagiosas e também no atendimento de acidentes ocupacionais, onde recebi todo a assistência necessária” explicou a enfermeira.
Para o supervisor do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva, é importante manter as equipes atualizadas sobre as normas de segurança e alertas para os hábitos seguros no trabalho. “Não basta só utilizar os EPIs. É importante saber o que fazer para evitar os acidentes de trabalho e também como agir caso aconteçam” explicou o supervisor.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.