Dólar hoje R$ 5,816 Arapiraca, AL 32ºC Tempo nublado
Editorias
25/05/2021 14:49
Arapiraca

Secretária de Saúde de Arapiraca presta esclarecimentos sobre ações na pandemia

A secretária participou de audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta terça-feira (25)
/ Foto: Assessoria
Redação com Ascom Câmara

 Atendendo o convite de um requerimento aprovado na Câmara Municipal de Arapiraca no último dia 18, assinado pelos vereadoresThiago ML, Dr. Fábio, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Adriano Targino, Márcio Marques, Fabiano Leão e Ginaldo Muniz (Bicudo), esteve na manhã desta terça-feira (25), participando de audiência pública presidida por Thiago ML, para falar sobre os recursos aplicados pela secretaria no combate a Covid-19, a secretária Luciana Fonseca.

Ao iniciar a sua explicação sobre os recursos, a titular da pasta pediu aos vereadores que aprovem o projeto de Dotação Orçamentária para que haja continuidade no atendimento na saúde.

Segundo a secretária, a orientação que o prefeito Luciano Barbosa tem dado a equipe é que trabalhe com afinco para que a população possa ser atendida.

Durante a sua explicação, Luciana Fonseca por várias vezes chorou ao falar que na condição de secretária e ser humano se sentia triste ao ver uma família inteira infectada e defendeu o tratamento precoce como forma de evitar internamentos e mortes.

Ao responder sobre a fiscalização por parte da secretaria, Luciana Fonseca disse que o órgão está fiscalizando, porém pediu a conscientização de todos, principalmente no que se refere a Covid-19, alertando que as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento.

Outro assunto abordado pela secretária foi com relação aos medicamentos comprados pela secretaria ao Conesul. Ela disse que recebeu e está próximo de normalizar.

A secretária falou sobre as empresas que participam dos pregões, ganham a licitação em Arapiraca e também participam de outros pregões em outras cidades e, por conta dos valores, deixam de vender para quem iniciou as negociações.

A secretária disse que vai entrar na justiça contra as empresas que ganharem essa licitação e abortarem as vendas, o que classificou de absurda essa atitude.

Os vereadores, por unanimidade, pediram que a secretária de Saúde envie à Câmara Municipal o relatório contendo detalhadamente todos os gastos com a Covid-19, para que desta forma possam passar para a sociedade os gastos.

Em várias oportunidades a secretária deixou claro a sua intenção, que é a de evitar mortes com um tratamento prevenvitivo.

"Antes de ser secretária, sou uma pessoa que preza pela vida de todos, por isso a minha preocupação com o atendimento", falou. 

Questionada pelos vereadores sobre o atendimento do SUS, especificamente quanto à Covid-19, Luciana Fonseca classificou o Sistema Único de Saúde, em Arapiraca, como excelente e que até tem recebido elogios pelos atendimentos.

Os vereadores também quiseram saber da secretária quanto a administração municipal estava investindo na saúde.

Ela disse que esse investimento em Arapiraca estava em torno de 30%, muito mais do que preconiza o Ministério da Saúde, de acordo com a Lei 141/2012, que determina que os municípios invistam o porcentual mínimo de 15% de sua arrecadação em ações de saúde.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO