Os dados mais recentes da evolução dos casos de Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, apontam para o aumento de internação entre pessoas mais jovens.
A segunda onda da doença tem maior incidência agora na faixa etária entre pessoas de 30 a 60 anos, segundo revela a médica-intensivista Guacyra Almeida, coordenadora da Ala da Covid-19 no maior hospital público do interior de Alagoas, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A médica explica que o avanço foi verificado entre os meses de fevereiro e março, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Guacyra Almeida lembra que em 2020, os pacientes com idade entre 30 e 60 anos, acometidos pela doença, representavam 25% das pessoas internadas no HE do Agreste. Agora, com a segunda onda da Covid-19, o percentual subiu para 60%.
Médica Guacyra Almeida - Foto: Aline Silva - Assessoria
“A doença antes infectava pessoas mais idosas. Com a vacinação, essa faixa caiu para pessoas mais jovens porque o nível de infectados está aumentando devido às aglomerações”, acrescenta.
Ainda de acordo com a médica, o HE do Agreste registra uma taxa de ocupação diária de 78 pacientes nos 92 leitos instalados de UTI e enfermaria para tratamento da doença.
“Nossa recomendação neste momento é o que já está cientificamente comprovado: Evitar aglomerações e tomar vacina”, conclui a médica.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.