Atualizada às 17h03
O vereador Fabiano Leão usou a tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, durante a sessão da noite dessa terça-feira (28), para repudiar com veemência o tratamento dado aos consumidores pelos funcionários da Equatorial no momento do corte de energia elétrica.
Segundo o vereador, os funcionários da empresa estão invadindo as casas dos consumidores sem o consentimento dos proprietários para fazerem o lacre.
De acordo com o parlamentar, o fato mais revoltante aconteceu quando um cidadão conhecido por Zé Noé, residente em Arapiraca, bastante conhecido por gerar emprego e renda no município de Arapiraca, teve o seu fornecimento de energia interrompido após ter passado 15 dias do vencimento. Ele sequer recebeu um aviso prévio.
Se mostrando bastante revoltado com a falta de respeito que a Equatorial tem dispensado aos arapiraquenses, desde a sua chegada na cidade, o vereador prosseguiu em defesa do consumidor, que havia conversado naquele momento com os funcionários, alegando que o não pagamento teria sido por esquecimento da secretária, mas estava pronto para quitar o débito e evitar o corte no fornecimento, mas de nada adiantou, o desligamento foi efetuado, deixando o comerciante desesperado porque iria perder todo o seu produto.
Fabiano Leão também relatou que os próprios funcionários da Equatorial teriam acionado a Polícia Militar, como se o caso se tratasse de algum bandido e não de um homem trabalhador.
Ainda de acordo com o vereador, a polícia ao chegar reconheceu que o usuário era um homem de bem, dando inicio às negociações para que fosse feito o religamento, o que foi feito depois que o comandante do patrulhamento entrou em contato com a gerência regional da Equatorial.
Fabiano Leão disse que vai provocar uma audiência pública e convidar a população para debater sobre essa falta de respeito e voltou a defender que o povo de Arapiraca merece respeito.
O voto de repúdio do vereador recebeuo apoio de todos os vereadores presentes na sessão.
A Equatorial se manifestou por meio de nota no final da tarde desta quarta-feira (29):
Nota de esclarecimento: procedimento de corte
Com relação à denúncia feita pelo vereador Fabiano Leão, durante sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Arapiraca, a Equatorial Alagoas informa que antes de realizar a suspensão de fornecimento de energia, envia um reaviso de débito para os clientes inadimplentes dando um prazo de 15 dias para regularizar a situação. Esta notificação pode ser enviada em um comunicado avulso ou na fatura de energia do mês seguinte. A empresa segue todos os procedimentos exigidos por lei, conforme a Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - Art. 172.
No caso do cliente em questão, a empresa informa que cumpriu todos os requisitos legais que o caso requer e como a equipe foi impedida de exercer suas funções em trabalho precisou do apoio policial.
Por fim, a distribuidora reforça que está tomando as providências cabíveis junto as autoridades competentes na condução do caso, repudiando qualquer tipo de intimidação com o intuito de garantir aos trabalhadores que exerçam suas atividades profissionais com segurança e dignidade.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
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