Dólar hoje R$ 5,461 Arapiraca, AL 29ºC Parcialmente nublado
KTO
KTO
Editorias
24/04/2020 12:31
Arapiraca

Vereadores de Arapiraca votam contra criação de comissão para fiscalizar recursos da saúde

Léo Saturnino falou sobre a reprovação do requerimento de sua autoria, em parceria com o vereador Fábio Henrique
Câmara Municipal de Arapiraca / Foto: Ascom/Câmara Municipal de Arapiraca
Flaviana Costa

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou a segunda sessão por vídeoconferência, na noite dessa quinta-feira (23), para discutir as medidas de enfrentamento à Covid-19. A sessão foi dirigida pelo presidente da casa, Jário Barros, direto do plenário da Câmara Municipal, enquanto os demais vereadores participaram por meio de vídeoconferência, seguindo as orientações das autoridades de saúde para manter o isolamento social.

Durante a sessão, foi discutido e colocado em votação um requerimento dos vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, pedindo a criação de uma Comissão Especial para Auxiliar a Fiscalização e o Combate ao Coronavírus no município de Arapiraca. Essa comissão fiscalizaria a aplicação dos recursos que a Prefeitura de Arapiraca recebeu, oriundos do Governo Federal, para investir em medidas de combate ao coronavírus. Porém, o requerimento foi reprovado pela maioria dos vereadores, sendo assim, essa comissão não será formada.

Entrevista

Na manhã desta sexta-feira (24), o vereador Léo Saturnino participou do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, via telefone, onde falou sobre a reprovação do requerimento de sua autoria, em parceria com o vereador Fábio Henrique.

Na conversa com o radialista Marcos Porto, que apresenta o Show de Notícias, juntamente com a radialista Fabiana Farias, com a participação do também radialista Mitchel Torquato, repórter no programa, Léo Saturnino explicou que a comissão permitiria que os vereadores tivessem acesso mais rápido à documentação e a forma como o gestor municipal irá utilizar os recursos destinados ao combate da Covid-19.

Léo Saturnino disse que pediu ao presidente da Casa, Jário Barros, a aprovação desse requerimento, durante a sessão de ontem, que foi realizada por meio de vídeoconferência, e no final, o presidente disse que, de acordo com a votação, o requerimento foi reprovado.

“Eu respeito a decisão porque nós vivemos em uma democracia, mas acho que a Câmara deu um passo para atrás com essa reprovação. Alguns vereadores que votaram contra a criação da comissão alegaram que nós, vereadores, já somos, por direito, fiscalizadores. Mas nós temos requerimentos aprovados pedindo esclarecimentos à gestão municipal que foram enviados à Prefeitura de Arapiraca há três anos e ainda não nos responderam. Imagina agora, em plena pandemia, com essa correria que está acontecendo, será que a administração terá tempo para nos enviar alguma documentação? A comissão serviria para agilizar o processo de envio de documentos para que nós pudéssemos fiscalizar a aplicação dos recursos de forma mais rápida”, explicou.

Segundo assessoria da Câmara Municipal de Arapiraca, votaram a favor do requerimento para a criação da Comissão Especial para Auxiliar a Fiscalização e o Combate ao Coronavírus, os vereadores: Léo Saturnino, Fábio Henrique, Willomaks da Saúde, Edvanio do Zé Baixinho, Rogério Nezinho, Gilvania Barros e Thiago ML.

Votaram contrários ao requerimento, os vereadores: Fabiano Leão, Pablo Fênix, Professora Graça, Pastor Marcos Caetano, Melquisedeque de Oliveira e Aurélia Fernandes.

O presidente Jário Barros não votou, porém, se mostrou favorável ao requerimento. "O papel do vereador é fiscalizar os atos da administração municipal e prestar contas à sociedade de suas atribuições como verdadeiros representantes do povo", frisou.

Léo Saturnino acredita que aqueles que votaram contra o requerimento não são contrários à fiscalização, até porque eles ressaltaram que já são fiscalizadores. “A comissão serviria para agilizar a fiscalização, porque nós teríamos acesso mais rápido aos documentos e acompanharíamos mais de perto a aplicação dos recursos da forma devida”, apontou.

Estiveram participando da sessão remota, os vereadores: Thiago ML, Fabiano Leão, Rogério Nezinho, Gilvania Barros, Professora Graça, Melquisedeque de Oliveira, Léo Saturnino, Fábio Henrique, Willomaks da Saúde, Edvanio do Zé Baixinho e Aurélia Fernandes.

Ouça a entrevista completa: https://diarioarapiraca.com.br/podcast/vereadores-de-arapiraca-votam-contra-criacao-de-comissao-para-fiscalizar-recursos-da-saude/184

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca