A grande final do Campeonato Alagoano 2023 foi definida nesse domingo (19) e teremos CRB x ASA pelo segundo ano seguido. Contudo, para o Gigante, a classificação para a decisão teve um valor especial. Graças à classificação do Galo, o Fantasma garantiu mais uma competição no seu calendário do ano que vem: a Série D do Brasileirão.
O ASA dependia de uma classificação regatiana para garantir sua vaga de maneira antecipada. Caso o Coruripe avançasse, apenas um dos dois conseguiria se classificar para a Série D de 2024 (via Estadual). Como o classificado foi o CRB, o time alvinegro confirmou a melhor campanha entre os times que não estão nas três principais divisões nacionais.
Além de já estar na Série D do próximo ano, o ASA também está confirmado na Copa do Brasil e deve também garantir vaga na Copa do Nordeste. Contudo, os clubes alagoanos aguardam os critérios de classificação, que são definidos pela CBF.
Já a segunda vaga alagoana na Série D 2024 seguirá os critérios dos últimos anos: via Copa Alagoas. Ou seja, CSE, Cruzeiro, Zumbi, CEO, Murici e Coruripe seguem com chances. Mas, há uma questão que vale ressaltar. Se ASA ou CSA forem campeões da Copa AL, a vaga para a 4ª Divisão será dada ao vice-campeão do torneio.
Outro fator importante é que o ASA já está na disputa da Série D deste ano. Em caso de acesso alvinegro, a vaga para 2024 deverá ser remanejada para a equipe melhor classificada no Campeonato Alagoano deste ano, que é o Murici.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.