Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 22ºC Parcialmente nublado
Editorias
27/02/2023 15:30
Esporte

CSA fica de fora do mata-mata do Alagoano pela primeira vez desde 2014

Em campanha vexatória, Azulão voltou a ser eliminado antes da fase mais importante do Estadual em 2023
Azulão empatou com o Coruripe e decretou sua eliminação precoce no Estadual / Foto: assessoria
Redação com Gazetaweb

A tragédia que parecia anunciada realmente aconteceu. Na tarde desse domingo (26), o CSA foi eliminado do Campeonato Alagoano, ainda na primeira fase, o que relembrou momentos de ostracismo dentro do clube. A eliminação precoce foi tão impactante que o Azulão não ficava de fora do mata-mata final do Estadual desde 2014.

A equipe maruja viveu tempos de glória durante as últimas nove edições do Alagoano. Ao todo, havia chegado em seis finais, além de ter levantado três taças. E em todas essas edições, no mínimo, havia alcançado a fase de mata-mata. Neste ano, porém, o time fechou sua fraca campanha com apenas duas vitórias, sobre Murici e Cruzeiro, ambos em casa, além de ter apenas 38% de aproveitamento.

Como visitante, o CSA foi um verdadeiro desastre, um fiasco total. Foram três jogos na condição de visitante, somando duas derrotas (para CSE e CRB), além de um empate. Outra marca negativa foi o fato de o CSA ter sido o único clube que perdeu para CSE e Aliança, que fecharam o Estadual com apenas uma vitória cada.

Com a desclassificação precoce, abre-se um vácuo no calendário do CSA, que terá, pelo menos, quatro datas a menos. Outros fatores que são prejudicados pela eliminação são relacionadas com as competições que o clube disputará no ano que vem.

A principal delas é a Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou os critérios de classificação para a próxima edição (2024) do torneio. A entidade excluiu qualquer tipo de classificação via ranking, por isso, as federações estaduais só podem classificar seus times para Copa do BR via Estadual ou Copa Estadual.

No regulamento do Alagoano, a FAF prevê que os dois finalistas garantem duas das três vagas do Estado na próxima Copa do Brasil. Com isso, CRB, Murici, ASA e Coruripe brigam por esses postos. A terceira e última vaga, porém, será decidida entre o campeão da Copa Alagoas e o terceiro colocado do Estadual.

Contudo, caso o campeão da Copa AL seja também campeão ou vice alagoano, não será necessária a disputa da seletiva e a vaga final iria para o terceiro colocado do Alagoano, anulando qualquer chance de classificação para o Azulão. Outra possibilidade, também muito remota, é o CSA ser campeão da Copa do Brasil 2023.

Lembrando que o CSA tem disputado a Copa Alagoas com o seu time Sub-20 e passa dificuldades até para avançar para as quartas de final. Hoje, o Azulão está em 5º no Grupo B, com um ponto. Mas ainda tem três partidas para realizar, contra Murici (fora), CSE (em casa) e Miguelense (em casa).

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Esporte
KTO
KTO