Embalada pela sequência de nove vitórias em nove jogos das Eliminatórias e muito próxima de garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, a seleção brasileira volta a ser desafiada neste domingo, às 18h (de Brasília), quando enfrenta a Colômbia, no Estádio Metropolitano de Barranquilla.
O duelo é válido pela 5ª rodada das Eliminatórias e deveria ter acontecido em março, mas foi adiado por conta da pandemia de coronavírus. As seleções voltarão a se encontrar no mês que vem, em São Paulo, pela 13ª rodada.
Para este jogo, o técnico Tite deve fazer quatro alterações na escalação em relação à vitória contra a Venezuela, na quinta-feira.
Em caso de vitória, a Seleção chegará a 30 pontos, considerado o "número mágico" para garantir a vaga na Copa sem necessidade de repescagem. Desde que as Eliminatórias passaram a ser disputadas neste formato, essa foi a maior pontuação de um quarto colocado - o Paraguai, na classificatória para o Mundial de 2002.
Se o Brasil lidera a competição com folgas e já está com um pé e meio no Catar, a Colômbia vive situação muito mais difícil. Os "cafeteros" estão na quinta colocação, com 14 pontos, dois a menos do que Equador e Uruguai, e somente dois a mais do que o Paraguai.
A seleção colombiana contará com o apoio de cerca de 35 mil pessoas nas arquibancadas, 75% da capacidade total do Estádio Metropolitano. Para ter acesso, os torcedores precisarão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 - aproximadamente 35% da população do país está com a imunização completa.
Colômbia - Técnico: Reinaldo Rueda
A seleção colombiana vem de empate sem gols com o Uruguai, fora de casa, e não poderá contar com um de seus principais jogadores: o meia-atacante Cuadrado recebeu o segundo cartão amarelo e terá de cumprir suspensão.
Na Copa América, em junho, as seleções se enfrentaram na primeira fase, e a Colômbia impôs dificuldades ao Brasil, saindo na frente do placar. A virada canarinho veio no fim, em jogo marcado por reclamações dos colombianos contra a arbitragem.
O técnico Reinaldo Rueda não quis confirmar a escalação para o duelo deste domingo e opinou:
– Somos conscientes da qualidade do nosso rival, mas também quando vamos a campo entramos para ganhar. Temos que ser inteligentes, ter equilíbrio emocional, estratégia e bom comportamento que nos permitam fazer um bom jogo e ganhar os três pontos. Eles têm virtudes e alternativas. É um jogo de muita inteligência, aplicação e de altíssima concentração.
Quem está fora: Cuadrado (suspenso)
Pendurados: David Ospina, Daniel Muñoz, Johan Mojica, Yerry Mina, William Tesillo, Wilmar Barrios, Mathues Uribe, Gustavo Cuéllar, Juan Fernando Quintero, Luis Díaz, Roger Martínez e Duván Zapata.
Brasil - Técnico: Tite
A Seleção conta com o retorno de Neymar, que cumpriu suspensão na última rodada e voltará no lugar de Éverton Ribeiro. O camisa 10 chegará a 114 jogos pelo Brasil, ultrapassará Pelé e se isolará como o quinto jogador que mais vestiu a amarelinha.
Esta, porém, não será a única mudança que Tite fará na Seleção. O ge apurou que o treinador esboçou outras três alterações no único treino que fez antes da partida contra a Colômbia, no sábado.
Prestes a completar 100 jogos pelo Brasil, Thiago Silva será poupado. Éder Militão entrará no lugar dele e formará dupla de zaga com Marquinhos. Os três defensores estão pendurados com cartão amarelo.
As outras duas alterações visam dar mais combatividade e força defensiva à Seleção: Alex Sandro ficará com a vaga de Guilherme Arana, que estreou na última quinta-feira, e Fred vai substituir Gerson no meio de campo.
Quem está fora: Casemiro (cortado por infecção no dente) e Matheus Cunha (cortado por lesão na coxa).
Pendurados: Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão, Gerson, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Gabigol.
Arbitragem
Árbitro: Patricio Loustau, da Argentina
Auxiliares: Ezequiel Brailosvky e Cristian Navarro, ambos da Argentina
Quarto árbitro: Fernando Echenique, da Argentina
VAR: Piero Maza, do Chile
Fonte: Ge
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.