A seleção japonesa só entra em campo na Copa do Mundo do Catar no quarto dia. Estreia diante da Alemanha, no dia 23 de novembro. Mesmo ainda com um tempo de preparação e análise, o técnico Hajime Moriyasu oficializou os 26 convocados nesta terça-feira (1º) e mostrou ambição: "Nosso objetivo para o torneio é chegar às quartas de final, pelo menos".
O Japão está no Grupo E, composto, ainda, da Alemanha, adversária da estreia, da Costa Rica, rival do dia 27, e da Espanha, contra a qual fecha a primeira fase, no dia 1º de dezembro. Apesar de encarar duas fortes seleções europeias, campeãs do mundo, e a perigosa Costa Rica, que foi às quartas em 2014, o discurso otimista mira a busca pela melhor classificação japonesa na história dos mundiais.
Em sua sétima edição seguida, os asiáticos buscarão passar das oitavas de final pela primeira vez. "Nosso objetivo para o torneio é chegar às quartas de final, pelo menos", afirmou o técnico Hajime Moriyasu, após anunciar os 26 escolhidos. "Sabemos que não será fácil."
Em 2018, na Rússia, o Japão ficou muito perto de ir às quartas, após ter aberto 2 a 0 sobre a Bélgica. Mas acabou cedendo a virada, por 3 a 2. A seleção também esteve entre os 16 melhores em 2010 e em 2002.
"Espero que tenhamos uma campanha diferente na competição desta vez", disse Moriyasu, sem surpreender na convocação final. Os mais experientes são os zagueiros Maya Yoshida e Hiroki Sakai, em sua terceira Copa consecutiva, além do também zagueiro Nagatomo e do goleiro Eiji Kawashima, que disputam o quarto Mundial. O último amistoso de preparação do Japão será no dia 17 de novembro, contra o Canadá, em Dubai.
Confira os 26 convocados:
Goleiros: Gonda (Shimizu S-Pulse), Schmidt (Sint-Truiden), Kawashima (Strasbourg).
Defensores: Yamane (Kawasaki Frontale), Sakai (Urawa Reds), Yoshida (Schalke 04), Tomiyasu (Arsenal), Taniguchi (Kawasaki Frontale), Itakura (Borussia Mönchengladbach), Hiroki Ito (Stuttgart), Nagatomo (FC Tokyo) e Nakayama (Huddersfield Town).
Meio-campistas: Endo (Stuttgart), Morita (Sporting), Tanaka (Fortuna Düsseldorf), Shibasaki (Leganes), Mitoma (Brighton), Kamada (Eintracht Frankfurt), Doan (Freiburg), Junya Ito (Stade Reims), Minamino (Monaco), Kubo (Real Sociedad) e Soma (Nagoya Grampus).
Atacantes: Daizen Maeda (Celtic), Takuma Asano (Bochum), Ayase Ueda (Cercle Brugge).
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.