Nesta terça-feira, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, recebeu presidentes e representantes dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro na sede da entidade, localizada no Rio de Janeiro. Presidentes de federações estaduais e de diretores da CBF também marcaram presença no evento para prestar apoio ao mandatário.
Duas figuras que conquistaram espaço recentemente no futebol paulista, inclusive, estiveram na sede da CBF: Augusto Melo e Marcelo Teixeira, novos presidentes de Corinthians e Santos, respectivamente.
A reunião acontece um dia após a Fifa ter declarado que a "normalidade" foi "restaurada" na CBF. O diretor de assuntos jurídicos da Fifa, Emílio Garcia, e o gerente jurídico da Conmebol, Rodrigo Aguirre, defenderam a autonomia da entidade e elogiaram a recondução do dirigente à presidência.
Ednaldo Rodrigues foi retirado da presidência da CBF no dia 7 de dezembro, após a Justiça do Rio de Janeiro nomear um interventor para seu lugar. Na última quinta-feira, porém, ele voltou a ser presidente da confederação por conta de uma determinação de Gilmar Mendes, ministro do STF.
Durante a reunião, Ednaldo Rodrigues e os representantes dos clubes debateram os próximos desafios do futebol brasileiro. O mandatário da entidade agradeceu a solidariedade das equipes e detalhou os assuntos tratados.
"Uma reunião altamente positiva, com participação maciça dos clubes das Séries A e B. Falamos do futuro do futebol brasileiro, das melhorias das competições ouvindo mais os clubes, com todos participando mais ativamente de todos os detalhes. Ouvimos todos de forma independente para que possamos já nas reuniões dos Conselhos Técnicos de cada competição levar todas as sugestões passadas e acatá-las dentro de uma realidade possível, desde que amparada pelas leis", afirmou Ednaldo.
O dirigente concluiu: "A nossa pretensão é construir um futebol brasileiro cada vez mais forte e com a participação direta dos clubes. Aproveito para agradecer a solidariedade de todos os clubes, que já apoiavam nosso trabalho, pois foram eles que nos elegeram, construindo a pavimentação para um futebol mais amplo, um futebol pelo qual todos possamos agir de forma livre e independente".
Novo presidente do Corinthians, Augusto Melo revelou surpresa com a 'convocação' para o evento, mas destacou a importância da reunião para os clubes do Brasil.
"É muito bacana. É o primeiro encontro nosso, recém-empossado. É uma satisfação, uma honra poder fazer parte de tudo isso, a história do futebol brasileiro. Acho que essa reunião é muito produtiva para nós, presidentes, para que possamos opinar e para que a gente possa, a cada ano, melhorar ainda mais o calendário brasileiro. Fiquei surpreso, não o conhecia pessoalmente (Ednaldo Rodrigues). É o que a gente também quer dentro do Corinthians, essa participação de todos, que todos possam continuar, para que realmente a gente possa fazer um futebol mais forte", apontou Melo.
Já Marcelo Teixeira, novo mandatário do Santos para o triênio 2024-26, falou sobre o orgulho em apoiar Ednaldo Rodrigues.
"Eu tenho uma história já vivida no Santos. Fui também membro do Campeonato Mundial Interclubes da FIFA, então hoje, para mim, é um orgulho estar aqui no Rio cumprimentando o presidente Ednaldo e dando total apoio neste trabalho que será fundamental para a reestruturação do futebol brasileiro. O Santos está ao lado da CBF, revelando jogadores e, acima de tudo, torcendo bastante para que os novos projetos que estão em vigência na CBF consigam estar em prática e a gente reconduza o Santos e o futebol brasileiro ao seu devido patamar", comentou Teixeira.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.