Abel Ferreira permanece no Palmeiras até dezembro de 2025. A renovação de contrato do técnico foi anunciada pela presidente Leila Pereira na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, em entrevista coletiva exclusiva para jornalistas mulheres.
– Muitos jornalistas e torcedores me questionam por contratações e meu foco sempre foi manter os profissionais que durante todos estes anos mostram uma estabilidade com relação a performance em campo. O grande reforço do Palmeiras é este. Acreditar nos profissionais que estão dando certo – iniciou a presidente.
– Gostaria de comunicar que renovamos o contrato com nosso treinador Abel Ferreira até dezembro de 2025.
As negociações foram antecipadas pelo ge nesta semana e estavam avançadas ao longo dos últimos dias, ampliando o vínculo do treinador que anteriormente era válido até dezembro de 2024.
Na sequência, Leila Pereira reforçou o desejo pela manutenção de Abel Ferreira e a crença do treinador na manutenção do projeto.
– Como vocês sabem, era um desejo meu manter este treinador tão vencedor, há tanto tempo conosco e é uma grande notícia para o nosso torcedor, nossa instituição e para o Abel e sua comissão técnica. Tenho certeza que ele está muito feliz, acredita na sequência do projeto e vamos continuar forte, sempre lutando para o maior número de títulos possíveis.
O plano da presidente, por sinal, é de ter a comissão técnica por ainda mais tempo - com uma renovação até o fim de 2027, caso ela seja reeleita no fim do ano.
A conversa para ampliação de mais um ano, no entanto, ao menos garante a permanência de Abel para o novo Mundial de Clubes, que acontecerá entre junho e julho de 2025.
Abel chegou ao Verdão no fim de 2020 e passou por uma renovação de contrato em 2022, mas no ano passado deu indicativos de que poderia deixar o clube após a conquista do Brasileiro.
Fez questão de enfatizar o sentimento de desgaste pela rotina no futebol brasileiro por mais de uma vez e justamente no período em que havia ainda o interesse do Al-Sadd, do Catar. O cenário levantou dúvidas sobre o futuro do treinador, mas que não chegou a levar para a diretoria a proposta da equipe catari.
Desde o fim do ano, portanto, a presidente começou a trabalhar em uma valorização para a comissão técnica, integrada também pelos auxiliares João Martins, Vitor Castanheira, Carlos Martinho e Tiago Costa.
Abel Ferreira saiu de férias afirmando ao clube que cumpriria seu contrato até o fim e retomou as movimentações na última segunda-feira, após ter uma semana a mais de folga para ficar com a família em Portugal.
A data foi acordada com o clube depois do treinador ter permanecido mais uma semana no Brasil ao fim do Brasileirão para planejar a temporada de 2024.
Abel Ferreira ostenta nove títulos conquistados pelo Palmeiras e está em segundo lugar no ranking de maiores campeões, atrás apenas de Oswaldo Brandão, que tem 10.
Ele é ainda o sexto técnico com mais partidas na história do Verdão, com 226, atrás de Rubens Minelli (253), Ventura Cambon (305), Vanderlei Luxemburgo (410), Luiz Felipe Scolari (484) e Oswaldo Brandão (562).
Veja números e marcas de Abel no Palmeiras
???? Bicampeão Brasileiro: 2022 e 2023
???? Bicampeão da Libertadores: 2020 e 2021
???? Bicampeão Paulista: 2022 e 2023
???? Campeão da Recopa Sul-Americana: 2022
???? Campeão da Supercopa: 2023
???? Campeão da Copa do Brasil: 2020
Segundo técnico com mais títulos (9)
6º técnico com mais jogos (226)
5º técnico com mais vitórias (131)
1º técnico com mais vitórias na Libertadores (27)
3º técnico com mais vitórias no Brasileiro (60)
3º técnico com mais vitórias na Copa do Brasil (11)
4º técnico com mais jogos no Palestra/Allianz (104)
1º técnico com mais jogos só no Allianz Parque (104)
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.