Dólar hoje R$ 5,539 Arapiraca, AL 20ºC Tempo nublado
KTO
KTO
Editorias
11/07/2022 10:56
Esporte

Veterano Nenê já prepara aposentadoria com cursos de treinador e gestão

Aos 40 anos, jogador já disse que pretende atuar até julho de 2023 e, depois disso, abandonar os gramados

Fazendo boa campanha na Série B deste ano e um dos candidatos a conquistar o acesso de volta à elite do futebol brasileiro, segundo sites de apostas com o resultado da banca monte carlos, o Vasco da Gama tem como principal jogador o meia Nenê, atual capitão e ídolo do clube.

Às vésperas de completar 41 anos, Nenê é uma referência técnica entre os mais jovens. No ano passado, quando chegou ao clube carioca, afirmou que só deixaria a equipe com ela na Série A do Brasileirão. O objetivo não foi conquistado em 2021, e Nenê dobrou a aposta para a atual temporada. Quer deixar os gramados com o time na primeira divisão.

Com a boa campanha feita pelo Vasco até o momento — é o vice-líder, com 28 pontos — as chances de voltar à elite são grandes. Por isso, Nenê já começa a pensar no futuro de sua carreira fora das quatro linhas. Ele, no entanto, não se vê longe do futebol.

A partir daí, o jogador, que soma passagens por clubes como Fluminense, São Paulo e Paris Saint Germain, tem feito cursos e especializações para seguir atuando no futebol. Ele pretende deixar os gramados em julho do ano que vem, mas não se vê longe do esporte.

“Meu plano é seguir realmente nessa área do futebol, que é o que eu mais amo fazer. Comecei a fazer a Licença B (de treinador de futebol) para ter todas as possibilidades possíveis e agora eu vou começar o curso de Executivos de Futebol. [...] Não tenho uma certeza porque como minha cabeça ainda está no futebol, eu não sei exatamente qual será a área ideal. Mas com certeza uma das duas será minha principal função”, declarou o jogador ao site da CBF recentemente.

Apesar de ainda não ter firmado sua decisão sobre o próximo passo na carreira, Nenê se demonstrou muito preocupado em contribuir para uma melhor e mais profissional gestão dentro dos clubes nacionais. Por ter passado em grandes equipes do Brasil e do mundo, o atleta quer contribuir com as experiências que coletou no relacionamento com jogadores e dirigentes ao longo da carreira.

“Se eu puder pegar um pouco de cada treinador e realmente a gestão do grupo como um todo. Ainda mais hoje que eu sou um dos mais velhos do elenco, por exemplo, então começo a entender um pouco mais do todo. Acho que isso vai ser uma coisa muito importante para mim, poder juntar com o lado acadêmico e colocar isso em prática dentro de campo, dentro da Gestão... Acho que esse é um fator primordial pro sucesso de um Clube”.

Ele também fez uma avaliação do que acha que pode melhorar. “Eu acho que o que falta a gente melhorar nos Clubes brasileiros é ter a gestão de clubes europeus, ser uma empresa, né. Tiveram muitos problemas financeiros nos clubes brasileiros que foram mais por causa das gestões, então eu quero tentar ajudar nessa parte”, afirmou.

Nenê possui uma carreira extensa dentro das quatro linhas. No Brasil, passou por gigantes como Palmeiras, Santos, São Paulo, Fluminense e Vasco (seu atual clube em segunda passagem). Na Europa, se destacou por Mallorca, Alavés e Celta de Vigo, na Espanha, Monaco e Paris Saint-Germain, na França.

Para este próximo passo na carreira, desta vez atuando em outra posição, o meia acredita que se beneficiará da sua experiência no futebol, e ressalta a importância que tem a CBF Academy em sua formação. “A CBF Academy, com a estrutura que tem, a organização, os professores muito qualificados, isso tudo eu acho que vai me ajudar muito a entrar nesse mundo do coletivo”, disse Nenê. “Acho que vai me ajudar muito nessas questões pra poder trabalhar em qualquer uma das duas funções (executivo ou treinador)”, concluiu o jogador.

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Esporte