O coordenador do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Polícia Civil de Alagoas, Antônio Lins Vasco, e o Assessor Técnico do Núcleo de Regulação de Registro e Controle de Armamento, Munição e Explosivos (NURRCAME), agente Alexandre Lagos, estão participando e representando a Polícia Civil de Alagoas, Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, que está sendo realizado entre os dias 22 e 24 de março, em Florianópolis/SC – Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (Canasvieiras).
O COP é o maior evento sobre segurança pública da América Latina. Nomes como o do Ministro das Comunicações Fábio Farias, fazem parte da programação. O Ministro abordará pela primeira vez os impactos da tecnologia 5G para o setor. O Delegado Alfredo Carrijo, Secretário de Operações Integradas da SEOPI – Ministério da Justiça, também é um dos palestrantes confirmados, O Secretário contará a história do VIGIA, Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas.
Palestras de autoridades e grandes líderes de forças especiais no Rio de Janeiro, entre eles o Ten. Cel. Uirá, Comandante do BOPE-RJ, Fabricio Oliveira, Delegado Coordenador do CORE-RJ, Juiz Alexandre Abrahão, Presidente do Tribunal do Juri do RJ e Allan Turnowski, Secretário Geral de Polícia Civil do Estado também estão confirmadas.
A guerra entre Rússia e Ucrânia será pauta do Congresso de Operações Policiais. Haroldo Victoriano Bunn, Gestor e Consultor de Segurança, formado por três das principais unidades de elite policial do Brasil, COT Polícia Federal, BOPE PMERJ e CORE PCERJ, acaba de retornar de uma missão humanitária na Ucrânia. Em seu workshop, Bunn vai abordar técnicas de autodefesa e sobrevivência urbana e armamento civil, colocando em perspectiva a experiência que acaba de obter no conflito.
Os representantes da PCAL também estão participando do 8° encontro do Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais – CNCOPE, que está sendo realizado no mesmo local do COP.
De acordo com o coordenador do TIGRE, a finalidade desses encontros é a padronização dos Grupos Táticos das Polícias Civis de todo o Brasil na estrutura organizacional, na formação dos operadores, nas atribuições, no intercâmbio entre os grupos no treinamento onde todos os grupos terão uma padronização na maneira de operar fazendo uma nivelação técnica dos grupos táticos. Estas diretrizes são todas normatizadas e registradas em ata servindo de balizamento para todos os grupos táticos das Polícias Civis de todo o país.
“Aproveitamos a oportunidade para homenagear o presidente do CNCOPE o Delegado André Gustavo Corteze Ganda, que também é o comandante da CORE/GT3 de Goiás, devido ao apoio do CNCOPE no processo de reconhecimento dos COTTEANOS FUNDADORES do grupo Tático da Polícia Civil de Alagoas, que foram formados pelo 59° BIMTz, em 1993, em Operações Especiais que foi reconhecido como o Primeiro COTT da PC/AL”, disse o agente Antônio Lins Vasco.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.