Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizaram uma operação na cidade de Pão de Açúcar, no Sertão Alagoano, e flagraram duas pedreiras que estavam funcionando em desacordo com o Artigo 55 da Lei Federal 9.605 de 1998. O flagrante foi feito durante fiscalizações na região do Povoado Bom Nome, na Zona Rural do município sertanejo.
As pedreiras estavam funcionando sem a autorização, permissão, concessão ou licença das autoridades competentes. Dois indivíduos, de 45 e 36 anos de idade, tidos como responsáveis, foram encaminhados à 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Santana do Ipanema, para a realização dos procedimentos cabíveis junto à Polícia Civil quando à extração irregular de minério.
Ainda durante a fiscalização, realizada na tarde dessa sexta-feira (25), os militares também encontraram duas espingardas de fabricação artesanal em uma pedreira inativa. Como não foi possível identificar os proprietários, os armamentos também foram apresentados à Polícia Judiciária na 2ª DRP.
Participaram da ação as equipes da Supervisão, Ambiental 1 e 2, o Pelotão Aquático e também o Serviço de Inteligência da unidade militar.
Educação Ambiental
Nessa sexta, o Batalhão Ambiental também recebeu em sua sede alunos da Escola Estadual Afrânio Lages e representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da BRK Ambiental no encerramento da Semana da Água. Na oportunidade, foram ministradas palestras sobre a importância da água e sobre saneamento básico.
Logo após a sessão de palestras, os estudantes foram guiados por uma trilha ecológica na Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho, onde eles conheceram nascentes e também o reservatório que garante o abastecimento de parte da população maceioense.
Vale ressaltar a importância desse tipo de evento para as crianças e adolescentes, ajudando a despertar neles o interesse pelo cuidado ao meio ambiente e pelo respeito ao nosso planeta, ajudando a preservar nossa flora, fauna e recursos hídricos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.