O empresário Rafael Ferreira Birro de Oliveira, 35, suspeito de agredir uma faxineira de 50 anos, compareceu à Polícia Civil nesta sexta-feira (23). Imagens de circuito de segurança mostram o momento em que ele toma uma mangueira da mão da mulher com violência e a derruba no chão.
Uma semana após a agressão no Lourdes, região Centro-Sul de BH, Rafael foi ao órgão prestar declarações, mas optou pelo direito de manter-se em silêncio.
Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a Polícia Civil disse que ele “assinou Termo de Compromisso de comparecimento em audiência judicial já agendada, como determina a Lei”.
Ameaça a funcionário de pousada
Além da agressão contra a trabalhadora, Rafael Birro já ameaçou um funcionário de uma pousada em Mariana, região Central de Minas, em 2016.
De acordo com a Polícia Militar, o registro é de 12 de novembro de 2016, na rua Direita, Centro da cidade histórica. O homem teria ficado irritado por conta de uma reserva, rasgado a ficha e dito que iria embora do local antes que desse um tapa no funcionário.
Rafael teria feito a reserva para um quarto individual. Contudo, ao chegar na pousada, estava acompanhado de uma mulher e foi informado que o valor para casal era maior.
Segundo o boletim, o homem ficou muito nervoso com a situação e insistiu que o quarto reservado era para duas pessoas. Mesmo o funcionário mostrando a reserva individual, o empresário insistia em sua versão.
Com a confusão, Rafael rasgou a ficha de hóspedes que estava preenchendo e disse para a mulher que estava com ele que iriam embora para não acabar “dando um tapa nesse cara”. Logo após, a vítima procurou a PM e registrou o caso como ameaça.
Agressão contra faxineira
O homem foi flagrado agredindo a funcionária de um condomínio do bairro de luxo na capital mineira. Ela foi atacada por ele, na manhã de sexta-feira (15), enquanto lavava a calçada do prédio.
Câmeras de segurança flagraram o momento em que o agressor se aproxima da vítima, bastante alterado, arranca a mangueira de água da mão da trabalhadora e joga água no rosto dela. Em determinado momento, ele chega a derrubar a mulher no chão.
Em conversa com o BHAZ, a faxineira de 50 anos, que prefere não ser identificada, conta que tudo aconteceu muito rápido. O homem teria se indignado com o fato de ela estar “gastando a água do meio ambiente”.
Nota da Polícia Civil
“Sobre os fatos relativos à agressão praticada contra Lenirge Alves de Lima, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o investigado Rafael Birro compareceu, nesta sexta-feira (23/9), na Delegacia de Polícia para prestar declarações e optou pelo direito de manter-se em silêncio. A PCMG esclarece que ele assinou Termo de Compromisso de comparecimento em audiência judicial já agendada, como determina a Lei. Para informações complementares, gentileza acionar o Poder Judiciário”.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.