José Bernardo Correia, de 45 anos, passeava em um shopping da parte baixa de Maceió juntamente ao filho, de 8, na tarde dessa quinta-feira, 25. Momentos depois, ele deu entrada no HGE (Hospital Geral do Estado) com um ferimento causado por arma de fogo na coxa, e faleceu na unidade de saúde por volta das 22h.
Ao TNH1, o cunhado da vítima, José Marcondes, disse que o acontecimento é ‘nebuloso’ para a família, uma vez que o homem não possuía inimizades. No entanto, Bernardo começou a apresentar alguns surtos nos últimos três anos, justamente um tempo depois da morte da esposa por câncer.
Nestes episódios, segundo relatou Marcondes, ele começava a gritar do nada e só parava quando era repreendido por um grito mais alto, vindo de outra pessoa. Uma dessas situações teria acontecido nessa quinta no estacionamento do shopping. Segundo a família, ele foi atingido por um tiro de um policial militar que integrava a equipe que atendeu a ocorrência.
“Ele não agredia ninguém nestes surtos, apenas gritava. Tinha que saber lidar”, explicou Marcondes. A vítima tinha acompanhamento psiquiátrico e tomava remédios controlados, mas nesta semana, de acordo com o familiar, os episódios estavam acontecendo com mais frequência.
Nenhum parente, além do filho menor de idade, presenciou o ocorrido na Mangabeiras. Uma sobrinha dele recebeu um telefonema informando do surto. Quando chegou ao local, ele já tinha sido baleado.
Marcondes disse que a PM levou a vítima ao HGE e, quando a família chegou, os militares foram embora sem dar mais explicações. “Ele deu entrada por volta das 16h e às 20h não tinha sido atendido, tinha feito apenas um raio-X e recebido uma injeção para dormir”, relata o cunhado.
O TNH1 entrou em contato com a PM e com o HGE para saber os respectivos posicionamentos e aguarda resposta. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O shopping emitiu uma nota informando que, diante da situação do surto, adotou as medidas necessárias para diminuir riscos, acionando a PM e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Confira abaixo, na íntegra:
“Sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (25), o Maceió Shopping esclarece que adotou as medidas necessárias, com seus seguranças atuando rapidamente. O envolvido apresentava sinais de transtorno mental e com o objetivo de diminuir riscos, a Polícia Militar e o Samu foram acionados.”
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.