Dólar hoje R$ 5,438 Arapiraca, AL 19ºC Parcialmente nublado
Editorias
11/07/2022 15:14
Polícia

Jovem achado morto em cela tem um irmão gêmeo que está preso no mesmo presídio

Na manhã desta segunda-feira, o corpo do preso ainda não havia sido liberado para sepultamento em virtude da existência de um irmão gêmeo
Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) será aberto para apurar o caso / Foto: reprodução
Redação por Gazetaweb

Após a morte do reeducando Ronaldo Cicero de Lima, de 25 anos, dentro do presídio Baldomero Cavalcanti, nesse domingo (10), a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) abriu um procedimento administrativo disciplinar para investigar, internamente, o caso. O processo de apuração deve ficar pronto nos próximos 30 dias - podendo ser prorrogado -, e será comandado por uma comissão de diretores do presídio.

Por meio de nota, a Seris afirmou que o procedimento constitui em mais uma investigação, além da realizada pela Polícia Civil, que já se iniciou com os primeiros levantamentos, logo após constatada a ocorrência.

Liberação de corpo

Na manhã desta segunda-feira (11), a advogada do reeducando encontrado morto no Baldomero Cavalcanti, Ana Janaina Feitoza, informou que o corpo do preso ainda não havia sido liberado para sepultamento em virtude da existência de um irmão gêmeo, que também se encontra detido no sistema prisional.
Espera-se, agora, o resultado do exame de papiloscopia, que consiste na identificação por digitais, para que o corpo seja liberado para o sepultamento. A previsão é de que o procedimento fique pronto ainda nesta segunda, conforme a advogada.

Ronaldo Cicero de Lima, de 25 anos, foi encontrado morto nesse domingo (10), em uma cela do presídio. A causa da morte segue sendo investigada. Ronaldo pode ter sido vítima de um envenenamento, segundo o que foi repassado pela família para a advogada.

“Ainda estamos tentando levantar tudo o que ocorreu. As informações ainda são muito preliminares. Mas, segundo familiares, o IML [Instituto Médico Legal] levantou a hipótese de envenenamento . No entanto, ainda não há uma confirmação”, disse Ana Janaina Feitoza.
Ainda segundo a advogada, Ronaldo estava detido no presídio havia dois anos e meio, onde cumpria pena por roubo. Porém, ele já havia sido preso anos antes, pelo crime de tráfico de drogas. Já o irmão dele segue detido no Presídio de Segurança Máxima (PSM), pelo crime de tráfico de drogas

“O sistema Prisional tem a obrigação legal de preservar a segurança e a vida dos custodiados, independente de casos de homicídio ou suicídio. Ele representa o Estado. A família, segundo me foi passado, irá cobrar a responsabilidade desse órgão, independente da causa da morte”, informou.

De acordo com nota enviada pela Polícia Penal, um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) será aberto para apurar o caso. Veja nota:
Na manhã de domingo, 10, a equipe de plantão da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, nos primeiros procedimentos dentro da unidade prisional, verificou um reeducando morto dentro de uma das celas do módulo 04. De imediato, os procedimentos foram iniciados pela equipe local da unidade e a equipe de coordenação operacional foi acionada.

Na ocasião, as providências cabíveis foram tomadas, módulo isolado, boletim de ocorrência lavrado, fato registrado em relatório, a Polícia Civil e a Criminalística foram acionadas. Os presos que estavam na cela foram retirados, local foi esvaziado e está isolado. Todo o módulo está trancado para a realização dos procedimentos.
Informamos ainda que será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar ( PAD) com a investigação preliminar. A gestão da unidade, através da equipe psicossocial da penitenciária, entrará em contato com a família para informar o acontecido.

A Polícia Penal reafirma seu compromisso com toda a sociedade alagoana e colabora com todas as ações necessárias para a elucidação do crime. Além disso, reitera sua missão de salvaguardar a segurança dentro e fora do sistema penitenciário.

Com Gazetaweb

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Polícia
KTO
KTO