Diante do excessivo número de chamadas falsas para a Central 190, o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) adquiriu um moderno aparelho com identificador de chamadas. O objetivo é reduzir esse tipo de crime, assim como identificar e punir quem o comete.
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Além de ser crime, os trotes prejudicam o atendimento da Corporação à sociedade alagoana, tendo em vista que muitas vezes ao se dirigir para verificar tal informação, a guarnição pode deixar de atender uma ocorrência verdadeira, que pode resultar inclusive na perda de uma ou mais vidas. As chamadas falsas demandam efetivo e também prejuízo aos cofres públicos.
“Nós reiteramos o compromisso desta Unidade Operacional com a sociedade dos municípios atendidos, assim como desejamos que diminuam esse tipo de postura inadequada, pois prejudica a coletividade”, afirmou o comandante do 2º BPM, major Luiz Santos.
O 2º Batalhão da PM abrange as cidade de União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje, Murici, Branquinha e Ibateguara. Todas as ligações feitas para o 190 dessas localidades são direcionadas à Central que fica na sede da Unidade Militar. Outro número que também pode ser usado para fazer chamados à PM é o (82) 3281-2555, que também será monitorado pelo aparelho adquirido.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.