A Polícia Civil de Alagoas iniciou neste mês de junho as atividades do programa de ginástica laboral, por meio de um projeto-piloto que atende inicialmente os profissionais de segurança pública que trabalham na sede da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica, e no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras.
A execução do programa busca atender ao projeto de qualidade de vida da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), bem como às proposições do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.
O agente de polícia Sálvio Kleverton Correia Marinho, da Comissão de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho da Polícia Civil, explica que pela ginástica laboral são desenvolvidas práticas para a prevenção de patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os trabalhadores à prática de atividades físicas, enfatizando a sua importância para melhorar a qualidade de vida e manutenção da saúde dos servidores da instituição.
O projeto-piloto está sendo realizado com a participação do fisioterapeuta Adriano Oliveira, que visita a Delegacia Geral e o Code, em um trabalho de buscativa, de sala em sala, onde os profissionais são incentivados à prática de exercícios e também são submetidos à medição de pressão arterial, batimentos cardíacos e nível de saturação de oxigênio.
A prática de exercícios físicos, pelo projeto, é realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho e prescrito de acordo com a função exercida pelo servidor/policial, tendo como finalidade a prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem-estar individual por intermédio da consciência corporal.
Segundo o fisioterapeuta, a prática do exercício pode contribuir para diminuir, evitar e prevenir o número de afastamentos nas empresas, pois ajuda a reduzir a incidência de doenças relativas ao exercício profissional. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse, aumento no poder de concentração, proporciona motivação e aumento da produtividade dos servidores.
“Esse é um programa inovador e pioneiro, que visa a valorização dos profissionais de segurança”, disse o agente Sálvio Kleverton, acrescentando que, num segundo momento, o programa deverá ser estendido a outras unidades da Polícia Civil alagoana.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.