União dos Palmares terminou o ano de 2021 com 37 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O número representa uma redução de 7,5% na comparação com 2020, quando 40 assassinatos foram registrados na cidade.
Os dados são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL). De acordo com o NEAC, janeiro, fevereiro e novembro do ano passado foram os meses mais violentos, pois cada um registrou cinco crimes violentos.
Alagoas também registrou queda nos casos de homicídio durante o ano de 2021, com 210 crimes a menos do que o número do ano anterior. Em 2020, a SSP registrou 1.345 crimes, porém no ano seguinte, a quantidade chegou a 1.135. Uma redução de 15.61% em relação ao ano anterior.
Em 2022, janeiro encerrou com um dado animador sobre a redução da criminalidade no estado: foi o mês menos violento dos últimos dez anos. Foram 105 homicídios contra 128 no mesmo período em 2021, o que aponta uma queda de 18% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais.
Durante coletiva de imprensa para anunciar a “marca histórica”, no dia 3 de fevereiro deste ano, o governador Renan Filho (MDB) destacou que Alagoas foi o estado do Brasil que mais reduziu violência nesta década, quando comparados os anos de 2010 e 2020.
“Hoje, Alagoas é uma referência nacional em redução de violência, o que melhora a vida das pessoas, estimula investimentos, impulsiona o turismo, dinamiza a economia e melhora o funcionamento do nosso estado em todas as áreas”, afirmou o chefe do Executivo.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, a cada resultado positivo, Alagoas estabelece um novo patamar de redução da violência, colocando o estado com um destaque nacional na atuação contra a criminalidade.
“Alcançamos neste mês em Alagoas e Maceió resultados históricos, o que é muito significativo. Quero dar os parabéns a todos os guerreiros e guerreiras da Segurança Pública que tanto tem feito para transformar Alagoas cada dia mais em um estado que traz segurança e paz aos alagoanos”, destacou Gaspar.
Fonte: BR104
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.