No primeiro aniversário do 8 de janeiro, data na qual, em 2023, atos de vandalismo e depredação tiveram como alvo os palácios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Planalto, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), fez uma defesa da democracia brasileira.
Por meio de suas redes sociais, Lira disse que “devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país. A Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo e expressão significativa de nosso regime democrático, tem dado o exemplo em prol do Brasil e dos mais caros valores consagrados em nossa Constituição Federal”, afirmou o presidente.
“Há um ano as sedes dos Três Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal. A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição”, prosseguiu Lira.
Diálogo e Atuação da Câmara
Arthur Lira também enfatizou o papel da Câmara dos Deputados em atuar em prol de um Brasil cada vez mais plural e democrático, marcado pelo diálogo irrestrito e pautando matérias de amplo interesse nacional.
“Diálogo, busca pela formação de consensos e respeito ao dissenso e às minorias foram as marcas de um ano histórico, em que a Câmara dos Deputados cumpriu sua missão constitucional de legislar. Aprovou marcos normativos relevantes, que permitirão ao Brasil dar um salto para o futuro, tais como o arcabouço fiscal, a reforma tributária, o marco legal do crédito de carbono e a pauta verde”, ressaltou.
Arthur Lira complementou afirmando que “todos esses avanços são a prova viva de que a democracia, exercida por cada um dos três poderes nos termos delimitados pela Constituição, são o único caminho possível para o desenvolvimento, prosperidade, geração de emprego e renda e bem-estar dos brasileiros e brasileiras”.
Devido a questões de saúde envolvendo familiares, Arthur Lira não poderá comparecer à solenidade agendada para esta segunda-feira (8), no Congresso Nacional, que rememora o primeiro aniversário dos ataques à Praça dos Três Poderes.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.