O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, nesta segunda-feira (30), durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que as obras de conclusão da BR-101 em Alagoas estão programadas para serem finalizadas até 2025.
Em janeiro do ano que vem, segundo Renan, todas as obras estarão em andamento. Segundo ele, as obras representam o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do estado, trazendo melhorias para a mobilidade e conectividade de toda a região.
Na oportunidade, o Ministro destacou os trabalhos que estão programados para 2024. "Finalizamos as contratações da BR-101, fizemos um acordo e dia 29 é a licitação para construção da pista para ligar Maceió a Recife, não só para Murici, Novo Lino, Flexeiras, Jundiá, mas para todos”. Ele também mencionou a licitação para o trecho de São Sebastião e a conexão com a ponte de Porto Real do Colégio. De acordo com o Ministro, "em janeiro, todos os trechos estarão em obra e, no máximo, até 2025, 100% das obras da BR-101 estarão concluídas em Alagoas."
Conforme o ministro, o compromisso da pasta não se limita a Alagoas. Ele ressaltou a importância de concluir toda a BR-101 no Brasil, especialmente os trechos de Sergipe e Bahia, que estão mais atrasados.
Além do progresso na BR-101, o ministro anunciou planos para o "Anel Metropolitano de Maceió", que inclui a duplicação da rodovia passando pelas cidades de Satuba e Pilar. “Vai ser um alento para a região, que vive intermináveis engarrafamentos, e vai fornecer segurança para as pessoas”.
Outro projeto destacado por Renan Filho é a duplicação da BR-104 de Messias até a divisa com Pernambuco.
O Ministro também aproveitou a oportunidade para falar sobre o cenário econômico do Brasil, ressaltando a importância do investimento em infraestrutura. Ele mencionou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacando que a rejeição do modelo de governo anterior, que resultou em baixos investimentos, foi marcante nas eleições. Renan Filho afirmou que, "com o PAC, o Brasil vai voltar a crescer", e que investir em estradas, moradia, energia e telecomunicações significa gerar empregos, renda e melhorar a vida das pessoas.
“Estamos aqui para celebrar o investimento, porque a gente sabe que investir significa melhorar a política pública e valorizar o ativo. Se você mata o investimento nacional, mata o desenvolvimento, geração de emprego, renda e esperança do país. Com o PAC, o Brasil vai voltar a crescer. Investir em estradas, moradias, energia, telecomunicação significa gerar emprego, renda e melhorar a vida das pessoas. Aqui em Alagoas estamos crescendo 7,2% do PIB, isso é crescimento chinês. É o dobro da média do Nordeste e mais que o dobro da média do país”, ressaltou.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.