Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 20ºC Parcialmente nublado
KTO
KTO
Notícias
09/02/2021 12:07
Cidades

Operários de Delmiro morrem vítimas de acidente de trabalho no Ceará

Tubulação na Barragem do Atalho rompeu; 20 trabalhadores estavam no local
Mizael Brasil e Heider / Foto: Reprodução
Laís Pita

Dois delmirenses identificados como Mizael Brasil e Heider realizavam testes operacionais no momento em que uma válvula da Barragem do Atalho, no município de Brejo Santo, no estado do Ceará, apresentou um problema que resultou em um acidente que culminou com a morte dos dois. Um outro operário também morreu, totalizando três vítimas fatais. 

Já o também delmirense, Valdir Fernando dos Santos, 57 anos, foi resgatado com vida e levado para uma unidade de saúde da região. Ele já recebeu alta médica.

O acidente, conforme versão de Valdir em depoimento à polícia enquanto ainda estava no hospital, teria acontecido durante o reparo na barragem, que acontece há dois meses e era considerado um "serviço de emergência". 

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o vazamento aconteceu na tarde dessa segunda-feira (8), por volta das 16h30. No momento do acidente 20 funcionários estavam no local.

O Ministério disse que não há indicativos de que a estrutura da barragem tenha sido afetada e que não há vazamentos.

 

O reservatório de Atalho passou a receber as águas do Rio São Francisco em novembro último. O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), do governo do estado, a responsabilidade da obra é da empresa contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda hoje é aguardada a chegada ao local do secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, do MDR .

Na manhã desta terça-feira (9) equipes da Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local para início dos procedimentos cabíveis.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades