A chuva que atinge Alagoas nos últimos dias provocou alagamentos em diversos municípios do interior do Estado. A elevação dos níves da Lagoa Manguaba e dos rios Jacuípe e Comandatuba assustaram moradores das cidades de Marechal Deodoro, Pilar, Jacuípe e Porto Calvo.
Em Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba transbordou nessa quinta (16) e inundou o centro histórico da cidade. Também foram registrados alagamentos nas comunidades Riacho Velho, Auxiliadora e Ilha das Cobras.
Oito famílias tiveram que deixar suas casas e estão alojadas em escolas municipais localizadas nos bairros Riacho Velho e Barro Vermelho. Segundo a prefeitura, será feita drenagem e nivelamento das ruas.
O boletim divulgado na tarde desta sexta pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que Marechal Deodoro tem um total de 64 desabrigados e 1.020 desalojados, totalizando 1.084 pessoas afetadas.
O transbordamento da Lagoa Manguaba também inundou ruas do município de Pilar na quinta. A prefeitura informou que algumas ruas da orla lagunar ainda estão alagadas, mas que a situação está sob controle.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, 321 pessoas foram afetadas pela chuva no município, sendo 70 desalojadas e 251 desabrigadas.
Em Porto Calvo, 50 famílias precisaram deixar suas casas depois do Rio Comandatuba transbordar na quinta. A água invadiu casas, rodovias e chegou a cobrir uma ponte. Também foi registrado um deslizamento de barreira.
De acordo com o secretário de comunicação da cidade, Esmerino Lima Neto, algumas famílias foram levadas para escolas municipais e outras foram para casas de parentes.
Ainda na quinta, o nível do Rio Jacuípe subiu e invadiu ruas do município. No vídeo enviado pelo diretor de limpeza Clodoaldo Félix de Lima, é possível ver moradores andando pelas ruas de Jacuípe com a água na altura do joelho. Segundo a Defesa Civil Estadual, o centro da cidade apresentava a situação mais crítica, com diversas ruas alagadas.
O órgão também informou que o nível da água está diminuindo lentamente e que ainda está sendo feito um levantamento do número de pessoas afetadas pelas chuvas na cidade.
Fonte: g1 al
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.