Na noite do último sábado (01), os primeiros astronautas a chegarem ao espaço a bordo de uma nave da SpaceX desconectaram a Crew Dragon da Estação Espacial Internacional (ISS) e começaram a se preparar para retornar à Terra. A aterrisagem da equipe, afinal, envolveu uma série de desafios: pela primeira vez em 45 anos, o pouso de astronautas norte-americanos ocorreu em alto-mar, em um procedimento chamado de splashdown ou amaragem. A última vez que astronautas aterrissaram dessa forma foi em 1975, na missão Apollo-Soyuz, uma colaboração entre Estados Unidos e União Soviética.
Além disso, a tempestade tropical Isaias que se alastra na costa leste da Flórida, próxima ao local de pouso da equipe, também era uma ameaça ao pouso. Apesar dos riscos, a aterrissagem foi feita com sucesso no extremo oeste do mesmo estado norte-americano, na costa de Pensacola, Golfo do México, onde as previsões climáticas eram favoráveis. O pouso ocorreu às 15h48 (horário de Brasília).
Crew Dragon é retirada do mar do Golfo do México (Foto: Reprodução/Nasa)
A queda da equipe foi desacelerada com sucesso e segurança por meio de quatro paraquedas acoplados à nave. Próximo ao local, equipes de resgates aguardavam a chegada dos astronautas da Nasa, Bob Behnken e Doug Hurley, que passaram dois meses na ISS. "A parte mais difícil foi nos lançar, mas o mais importante é nos levar para casa", disse Behnken durante a missão espacial.
Fonte: Galileu
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.