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16/06/2021 14:06
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6 dicas para valorizar a empresa na hora de vender

Listamos algumas importantes dicas que ajudarão na valorização da empresa na hora de vender:
6 dicas para valorizar a empresa na hora de vender / Foto: pixabay.com
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Na hora de vender seu negócio, o empresário muitas vezes pode se deparar com uma dúvida básica: quanto a minha empresa vale? Calcular isso nem sempre é simples, e exige algumas estratégias e metodologias. Um bom valuation pode garantir para o empreendedor que o negócio seja fechado a um preço justo.

Primeiramente, é preciso identificar alguns pontos que estão inerentes ao processo de compra e venda de qualquer empresa. Primeiro, o vendedor precisa entender qual a sua motivação ao se desfazer do negócio. Isso pode passar pela aposentadoria ou busca por um sucessor, ou simplesmente porque ele quer investir em outros projetos. A saída de uma empresa por conta de necessidades financeiras, contudo, acaba sendo uma armadilha que nem sempre trará o resultado esperado.

Após fazer essa primeira análise, o empresário deve começar a se planejar de forma mais assertiva em busca de apresentar sua empresa ao mercado com as melhores condições possíveis para a venda.

Faça um bom valuation

O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis. Por isso, existem metodologias de cálculo que podem ser utilizadas para que se tente chegar no valor mais próximo possível do ideal para o negócio.

É o valuation que ajuda você a preparar sua empresa para a venda, visando fechar o melhor negócio. Abaixo nós listamos algumas importantes dicas que ajudarão na valorização da empresa na hora de vender:

1. Organize suas finanças

Manter um controle financeiro é primordial para qualquer negócio, esteja ele em fase de venda ou não. Mas se você estiver começando a pensar em vender sua empresa, tenha certeza de que é possível organizar todas as informações inerentes a ela para poder apresentar ao comprador qual a sua margem de lucro dos últimos anos. A projeção de lucratividade futura é o que deve se destacar na hora de apresentar sua empresa aos investidores.

2. Avalie o potencial de crescimento

Os potenciais compradores do seu negócio vão querer verificar toda a documentação referente à empresa. Isso inclui não apenas as demonstrações financeiras e contábeis, como também detalhes sobre as características da companhia. Essas informações dão mais transparência ao investidor, valorizando o negócio por demonstrar qual o potencial de crescimento que ele realmente tem.

3. Rendimentos futuros

O valor de uma empresa também é pautado no que ela pode render no futuro, e não somente está relacionado aos ativos atuais. Por isso, é importante calcular qual o potencial de rendimento que ela tem mais adiante, e isso pode ser definido de acordo com o nível de independência atual em relação aos ativos.

4. Controle as dívidas

Saber qual é o saldo devedor da empresa e o que ele envolve – sejam dívidas trabalhistas, fiscais, tributárias ou relacionadas a empréstimos, entre outras – é essencial na hora de avaliar uma empresa para a venda. Isso porque você aumentará o valor caso consiga demonstrar que todos esses passivos estão mapeados e controlados.

5. Fortaleça sua marca

Garantir que sua marca é forte no mercado aumenta o potencial de valorização da empresa na hora da venda. Isso dependerá de um contato próximo com o consumidor e da capacidade de alavancagem que a empresa tem, além do potencial de expansão.

6. Calcule a durabilidade do negócio

Saber se o negócio é duradouro no futuro é essencial para analisar o tipo de risco que ele tem. A longevidade mostra que a empresa precisa ou não de uma reciclagem ou mudança de posicionamento no mercado. O lucro nem sempre é sinal de que a empresa terá durabilidade no futuro, e sim se manter sempre atualizado para continuar na ativa.

Fazer esse check-list antes de colocar sua empresa à venda ajudará na valorização do negócio. Mas o processo de valuation ainda passa por algumas etapas e por diferentes métodos que podem ser adotados de acordo com o perfil de sua empresa. Contar com o auxílio de uma empresa especializada é primordial para que a melhor metodologia seja aplicada. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores na compra e venda de empresas, sempre visando aumentar o valor e reduzir os riscos.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições

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