Com o aumento das chuvas, os motoristas precisam ficar atentos aos riscos de alagamentos e enchentes nas vias urbanas. Durante os meses de dezembro a março, os casos de enchentes e deslizamentos relacionados acabam sendo mais frequentes devido a maior incidência de chuvas volumosas, e isso pode causar acidentes e danos aos veículos. Por isso, é fundamental saber como se manter em segurança durante o trânsito em dias de chuva intensa.
A primeira dica é evitar ao máximo dirigir durante as fortes chuvas, principalmente se você não conhece bem a região. Se for possível, adie a viagem ou escolha outro trajeto. Se estiver na estrada e começar a chover forte, procure um lugar seguro para estacionar e aguarde a chuva passar. Caso nenhuma dessas opções seja viável, Outras medidas também podem ser tomadas, confira abaixo:
A visibilidade pode ser prejudicada e a pista pode estar escorregadia em dias chuvosos, exigindo mais atenção do motorista. Lembre-se de que a pressa pode ser fatal, por isso reduza a velocidade e mantenha uma distância segura do veículo da frente.
Mesmo que pareçam rasas, é impossível saber a profundidade da água e pode haver buracos ou obstáculos ocultos que podem causar danos ao veículo ou até mesmo um acidente grave.
Isso evita que a água entre no sistema, o que pode danificar o motor. Se o motor desligar em meio à travessia, nunca tente dar a partida novamente. Chame um guincho para retirar o veículo do local, pois a água pode ter penetrado na câmara de combustão e causado a famosa pane por calço hidráulico. Tentar religar o carro nessas condições pode piorar ainda mais a situação e potencializar os danos.
O chassi mais baixo pode fazer com que a água entre no veículo com mais facilidade, causando danos elétricos e mecânicos. Se possível, evite passar por locais alagados. É aconselhável seguir os padrões de altura determinados pelas montadoras, já que quanto mais perto do chão, maior a probabilidade de ocorrer o calço hidráulico.
Também é pertinente pisar levemente no freio algumas vezes após cruzar uma área alagada para tentar retirar a água que pode acumular no sistema de frenagem e atrapalhar em casos de paradas de emergência. Com o sistema molhado, os freios podem não funcionar corretamente devido à diminuição de atrito e gerar um acidente.
Se precisar sair de casa em dias com fortes chuvas, é importante manter total atenção no trânsito e tentar optar por rotas com chances menores de alagamento. Além disso, é fundamental manter em dia a manutenção do veículo, principalmente dos pneus, para evitar acidentes, danos e problemas maiores.
Lembre-se sempre de seguir as dicas de segurança para não colocar em risco a própria vida e a dos demais motoristas e pedestres. Com prudência e cuidado, é possível enfrentar as chuvas e chegar ao destino desejado sem problemas.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.