Quer saber como cuidar de babosa e as formas de plantá-la? Para fazer um tratamento natural no seu cabelo ou na sua pele, a babosa é a planta ideal para isso, e para que ela cuide de você, é preciso que você saiba como cuidar da babosa primeiramente.
Além disso, a babosa além de contribuir para os cuidados com você, ela também pode servir como decoração para sua casa.
Se você nunca chegou a pensar em utilizar essa planta como decoração, chegou o momento de repensar seus conceitos. As folhas espinhentas, carnudas e alongadas da babosa proporcionam ao espaço aquele toque verde regado à rusticidade.
Outro detalhe que talvez você não saiba: a babosa floresce. Em sua fase adulta a planta produz até 30 novas folhas por ano e do seu centro cresce um grande pedúnculo que quando acaba, tem lindas e delicadas flores de cor amarela.
Além de fazer parte da decoração da sua casa, você sempre terá à sua disposição uma suculenta folha para fazer aquele tratamento express de beleza, não é maravilhoso?
É simples e fácil plantar uma babosa. Qualquer pessoa ao seguir dicas cruciais consegue aproveitar dos seus benefícios.
Todavia, quando comparado a outros tipos de suculentas, seu plantio é considerado um pouco mais complicado.
Portanto, confira todas as dicas de cuidado e plantio de Babosa que foram unificadas com informações produzidas e disponibilizadas pelo Portal Útil na internet.
Veja algumas dicas para manter sua babosa bonita e saudável:
• Rega: por ser uma planta suculenta, ela não se dá bem em solos encharcados. Por esse motivo, regue-a uma vez por semana, borrifando a água sobre ela.
• Adubagem: a babosa demanda um solo bem drenado, com pouca argila para que a água seja bem drenada e não corra o risco da raiz apodrecer. O indicado é fazer uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média ou mistura de terra para cactos e suculentas que contenha muito fósforo.
• Luminosidade: essa planta deve ser plantada em sol pleno ou meia-sombra. Caso ela fique dentro de casa, opte por um lugar que receba, pelo menos, 8 horas de luz natural por dia.
• Escolha do vaso: é preciso que o vaso seja grande, bem espaçoso pois a planta tem raízes extensas que vão crescer. Para evitar pragas e doenças, faça a poda das folhas danificadas e corte o excesso de folhas para que ela não deixe de caber no vaso.
• Como produzir mudas: se quiser produzir mudas, coloque sua planta em um vaso menor, desta forma, para conseguir sobreviver, ela produzirá filhotes que você poderá remover para cultivar em um vaso maior.
A seguir, veja 5 formas de plantar babosa.
1. Para achar um broto com tamanho de raiz, remova completamente a planta com as mãos, se possível;
2. Utilize um vaso com furo de drenagem no fundo que tenha uma mistura de terra e areia;
3. Cultive o broto no buraco realizado no centro do vaso, tomando o cuidado necessário para não danificar folhas ou raízes;
4. Por último, aperte levemente a terra em volta da muda recém-plantada.
Acabaram suas desculpas para deixar de plantar uma babosa em sua casa. Assegure a saúde da sua nova muda, troque o vaso para um maior à medida que ela for crescendo.
1. Adquira uma folha de babosa que tenha pelo menos 8 cm de comprimento;
2. Corte a folha em diversas partes utilizando uma faca limpa;
3. Use terra misturada com areia para encher um vaso com furos;
4. Fure diversos buracos para cultivar os pedaços de folha cortada na terra, sem deixá-las ficarem cobertas;
5. Conclua apertando levemente a terra ao redor das folhas.
Relembrando que, as folhas de babosa são bem úmidas e as possibilidades de produzirem raízes com essa técnica é menor que por meio de um broto. Mas você não perde nada ao tentar.
1. Opte pelo broto do vaso onde se encontra a planta-mãe e tire cuidadosamente para que ela mantenha as raízes;
2. Pegue um vaso com bastante espaço e furos de drenagem no fundo, em seguida coloque areia, terra adubada, esterco ou húmus de minhoca;
3. Cave um buraco na terra e troque a muda de babosa no recipiente;
4. Depois, faça a rega e coloque-a em um espaço que tenha sombra;
5. Não mexa nela por cinco dias para que seja possível que ela enraíze no vaso.
Para os que gostam da planta babosa, nunca foi tão simples multiplicar seus brotos. Chegou o momento de você compartilhar essas sugestões com seus amigos!
1. De início, opte por uma muda de babosa e remova as folhas estragadas com as mãos;
2. Cave um buraco para o plantio e posicione a muda no centro do vaso;
3. Complete com o resto da terra, mas seja cauteloso para não cobrir as folhas;
4. Por último, aperte levemente a terra.
A melhor maneira de cultivar a babosa é em um vaso bem espaçoso. Mas lembre-se de que é necessário furar o fundo do vaso para drenar bastante a água.
Como plantar babosa no jardim?
1. Faça um buraco que caiba a muda de babosa. É preciso que a terra do jardim seja arenosa para que comporte as condições de cultivo;
2. Reúna as folhas de babosa na mão, para que elas não quebrem no momento de plantar;
3. Posicione a muda da planta no solo e preencha com terra até cobrir sua base.
Para quem não se importa de colocar a mão na terra, não tem sensação melhor do que plantar sua planta predileta no jardim. Em alguns dias você consegue ver quantas mudas generosas irão gerar.
São diversas sugestões de como plantar a babosa. Use a técnica que mais te agrada e adquira a muda mais perto da sua residência.
Após essas sugestões de como plantar e como cuidar da babosa, chegou o momento de praticar. A babosa é uma excelente planta para compor jardins com outros tipos de suculentas e cactos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.