Uma italiana de 52 anos, que acreditava estar "apenas obesa", retirou um cisto de 5 kg do ovário durante uma cirurgia, segundo o jornal britânico Daily Mail.
De acordo com a publicação, o procedimento demorou cerca de seis horas e meia e foi considerado de alto risco. O cisto estava no ovário direito e tinha 40 centímetros de comprimento.
Antes da cirurgia, a italiana estava com o abdômen "extremamente inchado", além de sentir refluxo. Ela também tinha dificuldades para se locomover e para respirar. Um ultrassom mostrou que sua cavidade abdominal estava totalmente ocupada por lesões.
Durante o procedimento, os médicos precisaram drenar 37 litros de líquido antes de remover o útero e os ovários e a mulher precisou receber algumas transfusões de sangue. Após a cirurgia, ela ainda ficou na UTI por 30 dias e teve parada cardíaca e insuficiência renal aguda, mas conseguiu se recuperar e deixou o hospital depois de dois meses.
Os médicos continuaram acompanhando o caso dela e, após dois anos, informaram que ela "está completamente recuperada e livre de doenças". Antes da cirurgia, a italiana pesava 123 quilos e tinha um Índice de Massa Corporal (IMC) de 50,5 (considerada obesa mórbida). Depois do procedimento, seu IMC era de 28,3.
O caso foi divulgado no jornal científico American Journal of Case Reports.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.