Mais de um ano e meio depois, os padrões de comportamento da população em relação à pandemia da Covid-19 começam a voltar ao normal – e já é possível identificar quais mudanças vieram para ficar. Em um levantamento realizado pela Cleanipedia, portal de conteúdos que oferece dicas de limpeza e higiene, entre março de 2020 (primeiro mês da pandemia no Brasil) e fevereiro de 2021, foram realizadas 9,569 buscas no Google pelo termo “como higienizar frutas e verduras”, número que representa aumento de mais de 4 vezes em apenas um ano.
A preocupação pela forma mais recomendada de higienização e limpeza correta de alimentos não é por acaso. As frutas e verduras se tornaram aliadas do consumidor na busca por uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas – uma das principais formas de fortalecer o sistema imunológico. Para tal, os especialistas de Cleanipedia explicam a forma correta de higienização desss alimentos.
Desinfetar os alimentos, principalmente os ingeridos in natura, é de extrema importância para evitar contágios por qualquer tipo de micro-organismos. Embora o vírus da Sars-cov-2 não tenha transmissão comprovada através dos alimentos, outros microorganismos e resíduos superficiais podem – e devem – ser removidos.
Porém, frutas e verduras possuem formas diferentes de limpeza e seguir indicações de profissionais não só ajuda a deixá-las prontas para o consumo como também evitar que elas se machuquem – ou até estraguem – no processo de limpeza.
De forma geral, a água corrente sempre será sua melhor amiga ao realizar a limpeza dos alimentos, já que a pressão da água não machuca hortaliças e consegue remover sujeiras e microorganismos mais superficiais.
Já em alguns, é necessário também fazer uma mistura de água com hipoclorito de sódio, água sanitária ou vinagre de álcool, já que a diluição aquosa remove também os microorganismos mais insistentes, que se fixam nas cascas.
Por isso, muitas vezes nos assustamos com a quantidade de sujeiras que boiam na água ao colocarmos uma fruta ou legume em molho, por exemplo. Isso é normal e é parte do processo de higienização.
Como o hipoclorito e a água sanitária são substâncias um pouco mais fortes, use sempre apenas a quantidade recomendada na embalagem. Para começar, o ideal é usar uma bacia ou pote grande para mergulhar a fruta ou verdura inteiramente na água já preparada com a solução. Lembre-se de sempre retirar o excesso de produto com mais uma "rodada" de água corrente, antes de secar o alimento e guardá-lo.
Ainda, o molho é exclusivo para legumes que serão consumidos crus ou frutas com a casca. Para outros alimentos, como berinjela e cebola, a alta temperatura na hora de refogar é o suficiente para matar os micro-organismos, por isso, basta passá-los na água corrente.
As dicas que você conferiu foram fornecidas pelos especialistas de Cleanipedia, uma das principais referências em limpeza e higiene no Brasil. O portal ajuda, mensalmente, milhares de usuários a organizarem a casa e a deixaram todos os seus ambientes da casa sempre limpos e aconchegantes.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.