Existem algumas modalidades de graduação oferecidas pelas instituições de ensino superior, elas atendem às necessidades do perfil de cada aluno e devem ser escolhidas de acordo com objetivos, tempo e verba disponível para investimento.
As principais modalidades são: o ensino presencial, a graduação EAD (ensino à distância) e o modelo híbrido (presencial + à distância). Entender as principais diferenças entre essas opções é fundamental para escolher a que mais se adequa às suas necessidades, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O sistema de ensino superior presencial é um dos mais tradicionais, afinal, foram os primeiros que surgiram para aqueles que desejavam ingressar em uma universidade.
Essa maneira clássica de formação prevê que todas as disciplinas e atividades que compõem a grade curricular do curso sejam realizadas nas dependências da faculdade.
Dessa maneira é necessário que o aluno se desloque para assistir aulas, palestras e realizar trabalhos ou atividades, que serão fundamentais para a conclusão do curso.
As únicas atividades que podem ser realizadas fora das dependências da universidade são as horas complementares, que devem ser entregues de acordo com cada curso e instituição, e os estágios obrigatórios.
Uma das principais vantagens dessa modalidade de ensino, é o contato direto do aluno com o professor em tempo integral, sendo possível ter uma interação maior com um espaço disponível para sanar dúvidas, receber feedbacks e mostrar trabalhos em desenvolvimento.
Quando pensamos nas desvantagens do ensino presencial, podemos citar a dificuldade de conciliar a rotina de estudos com a vida pessoal, seguir o ritmo do professor durante as aulas, ter aulas gravadas à disposição, além da necessidade de se deslocar diariamente para estudar.
O ensino superior à distância, também conhecido como EAD, é a modalidade que mais ganha destaque atualmente, principalmente depois do período de isolamento durante a pandemia da Covid-19. Ao realizar um bacharelado ou um curso à distância de licenciatura, o aluno terá acesso a uma plataforma online onde estarão disponíveis as aulas gravadas, os materiais necessários e uma via de comunicação com o corpo docente do curso.
Entre as inúmeras vantagens do ensino à distância, podemos destacar a flexibilidade de horário, a comodidade de poder estudar de onde quiser, a possibilidade de usar aulas gravadas para ajudar na fixação dos conteúdos e a redução de custos, já que além de ter uma mensalidade menor se comparado com o presencial, em uma graduação em Administração EAD, por exemplo, o aluno não gastará com locomoção ou refeição.
Pensando nas desvantagens dessa modalidade de graduação, podemos dizer que o acesso aos professores que compõem o corpo docente do curso pode ser um pouco mais difícil, já que será realizado através da plataforma online e não terá como controlar o tempo de resposta do professor.
Por fim, temos a modalidade de graduação híbrida, que nada mais é do que a junção do ensino presencial com o ensino à distância. Nessa modalidade o curso oferece aulas remotas e presenciais, além disso, as provas também costumam ser realizadas nos campus da faculdade, diferentemente de uma graduação em Física bacharelado EAD, que a prova acontece na plataforma online de ensino.
A principal vantagem dessa modalidade é justamente oferecer a comodidade, flexibilidade de horários e redução de custos de uma graduação online, com o bônus de ter um contato direto com o professor e participar de atividades práticas presenciais.
Como boa parte da formação nessa modalidade acontece online, o aluno terá que se dedicar muito mais para organizar sua rotina e não terá uma integração frequente com outros alunos e professores, sendo essas as principais desvantagens.
Diante do que foi exposto, podemos notar que a graduação à distância, presencial e híbrida possuem diferenças claras, além de oferecer vantagens e desvantagens para os seus alunos, sendo fundamental analisar todos esses aspectos antes de escolher qual das modalidades de graduação é a ideal para você.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.