Os alunos da rede estadual de educação que se submeterão à próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganham mais um reforço em sua preparação para a prova. Até o próximo dia 17 eles podem se inscrever, gratuitamente, no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pelo site da Copeve (copeve.ufal.br/).
Estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano de escolas públicas podem concorrer a 200 vagas disponíveis no Paespe, sendo 120 destinadas aos alunos da 2ª série e 80 para os da 3ª. A expectativa é que as aulas sejam de forma híbrida, dependendo da liberação das voltas às aulas da própria Ufal.
Expansão – Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, essa aproximação com a Ufal é de extrema importância para oportunizar aos alunos da rede estadual o acesso ao ensino superior.
"O Paespe é um programa consolidado na Ufal que, há duas décadas, forma alunos do ensino médio e colabora com o ingresso deles no ensino superior. Muitos são os alunos que hoje ocupam posição de destaque no mercado de trabalho na sociedade graças ao Programa. Sua expansão, hoje, passa de um sonho para uma realidade", considera Fábio.
A prova - Em virtude da pandemia de Covid-19, a prova de seleção será virtual e deve acontecer no dia 13 de março. Este ano, a expectativa é que as aulas aconteçam na modalidade híbrida, pela mesma razão.
A vice-coordenadora do Paespe, Geiza Gomes, explica como vai ser o teste. “Consistirá no preenchimento de um formulário do Google, contendo questionário socioeconômico e uma redação. Os candidatos terão tempo hábil para realizar a prova, visando minimizar os problemas de conexão”, detalha.
O programa - O Paespe da Ufal é um programa que tem por missão promover educação e transformação social de alunos oriundos da rede pública, o Programa atua no contraturno escolar oferecendo para alunos do ensino médio um pré-vestibular social. Além disso, estudantes e seus familiares participam de outras atividades, como curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas.
As aulas do Paespe são realizadas no Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió, e tem como professores os próprios docentes da Ufal. Os alunos dos Programas de Educação Tutorial (PET), do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e de Empresas Juniores do Ctec também podem atuar como colaboradores.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.