Os professores Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcante foram reeleitos com 74% dos votos válidos para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em eleição realizada nesta quarta-feira (2). A nova gestão da Ufal vai dirigir a Universidade no quadriênio de 2024 a 2028 e toma posse em janeiro de 2024.
Tonholo e Eliane tiveram tiveram 1293 votos de professores, 1180 de técnicos e 3923 estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade da Ufal votaram na eleição.
Cabe ao presidente da República a nomeação do reitor diante da lista remetida pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal. Em declarações recentes, o presidente afirmou que vai respeitar os resultados das eleições nas universidades, nomeando sempre o primeiro colocado nas consultas às comunidades.
A chapa encabeçada pelos professores Rita Souto Maior e João Xavier alcançou 26% dos votos, sendo 327 de docentes, 158 de técnicos e 3280 de discentes.
A votação ocorreu pela internet, mas teve sete pontos para votação presencial de eleitores com dificuldade de acesso ao sistema remoto. Pela primeira vez, aposentados tiveram direito a voto para eleição do reitor.
“Quero agradecer a toda a comunidade da Ufal e quero dizer que seguiremos avançando, respeitando a todos e desenvolvendo nossa instituição na capital e no interior”, afirmou Tonholo.
Já a vice-reitora destacou que “ foram muitos os desafios de 2020 até aqui, mas tenham certeza absoluta de que muitas conquistas estão por vir”, frisou Eliane.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.