No ano em que completa 54 anos de existência, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti comemora a superação de um recorde pessoal: a aprovação, até o momento, de 103 estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seu ingresso em faculdades públicas e privadas. Em comparação com o ano passado – quando 65 alunos entraram em universidades – são quase 40 aprovados a mais.
Todos os aprovados são concluintes do ensino médio no ano letivo 2019 e conseguiram vagas em instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), faculdades particulares, como Cesmac, Uninesumar, UNIRB e UNB, e até o mesmo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – onde o estudante Wallysson Hyck foi aprovado no curso de Engenharia da Automação.
Na Ufal, por exemplo, quase metade do grupo – 51 alunos – foi aprovada.
Equipe unida - Felizes com o resultado, os diretores José Antônio dos Santos e Nilton Ezequiel de Lima atribuem a conquista a um esforço coletivo. “Temos alunos muito focados e nossos professores fazem um trabalho de excelência pedagógica. O Quintella sempre trabalhou tendo o seu aluno como foco”, afirmam os gestores.
Outro fator importante para a conquista é o relacionamento entre escola e família. É o que afirmam a articuladora Lúcia Ferro e a coordenadora pedagógica Márcia de Melo. “Além de a parceria entre gestão e pedagógico, a relação da escola com os pais é fundamental para o sucesso do aluno. Temos canais de comunicação constante com os pais, sempre deixando-os a par do rendimento de seus filhos”, contam as educadoras.
Ana Valéria Peixoto, titular da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange as escolas de Arapiraca e municípios vizinhos, também comemora o resultado. “Todas as escolas estaduais tiveram resultados excelentes no Enem e muitos alunos ingressando no ensino superior. Isso é fruto de investimento em educação, formação de professores e comprometimento de todos os educadores. Esses números são um estímulo para buscar um resultado ainda melhor”, ressalta.
Nova etapa – Prestes a iniciar uma nova jornada educacional, os “feras” Quintella falam da contribuição da escola para a sua aprovação e quais lembranças da instituição levarão consigo.
Letícia Ellen da Silva Santos foi aprovada em Serviço Social na Ufal campus Palmeira dos Índios. Uma conquista que é motivo de orgulho, pois ela será a primeira da família a ingressar no ensino superior. “Sou filha de agricultores e moro no Povoado Bananeiras, todos os dias passava uma hora no transporte até chegar à escola. Aqui tive todo o apoio de professores e gestão, que não medem esforços para incentivar o aluno”, frisa Letícia.
Suas colegas Angélica Cristina de Melo Bezerra, aprovada em Engenharia Civil, no Cesmac, e Maria Rikelly Melo de Lyra, aprovada em Serviço Social, na Ufal, também apontam o apoio de toda a escola como um fator importante em suas conquistas. “Eles nos estimulam a seguir nossos sonhos e, daqui, levaremos a lembrança de professores que são amigos”, dizem as garotas.
Referência - Oriundo de escola particular, onde cursou todo o ensino fundamental, Lucas Gabriel Dias, que ingressou em Ciências da Computação na Ufal – Campus Arapiraca, diz que a instituição o preparou para a vida. “Aqui me senti acolhido e levarei comigo os amigos que fiz e o conhecimento que adquiri” relata o estudante, que ficou em 3º lugar nas cotas e é morador do Povoado São Francisco.
A referência positiva de seus professores inspirou José Phelipe de Oliveira Albuquerque a escolher a carreira docente: ele vai cursar Matemática no campus Palmeira dos Índios da Uneal. “Os professores do Quintella contribuíram para o meu amadurecimento e, com eles, aprendi o valor da profissão de professor, que forma todas as demais profissões. Agora, meus planos são fazer Mestrado, Doutorado e, quem sabe, voltar um dia como professor”, almeja o jovem.
Matrículas – Com todas as vagas para o diurno já preenchidas, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti ainda está com matrículas abertas para o turno noturno, com turmas de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2019, a escola teve 2000 alunos matriculados.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.