Os candidatos faltosos que desejarem solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 têm esta 6ª feira (25.nov) para fazer o pedido. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo deve ser realizado por meio da Página do Participante e precisa se enquadrar nas condições elencadas no edital da prova.
Caso o candidato tenha sido afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, será possível pedir a reaplicação do exame. No rol de questões logísticas que servem como motivo para o pedido estão, ainda, erros de execução em procedimento de aplicação da prova.
Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose e influenza, também poderá entrar com o pedido. Neste caso, a solicitação de reaplicação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelos aplicadores.
Aqueles que perderam a prova por motivos que não se enquadram no edital não têm direito à reaplicação. Caso o estudante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações, no entanto, servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.
De acordo com o MEC, a reaplicação do Enem acontecerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Nas datas, também será aplicado o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Na edição deste ano, o Enem contou com 3.476.226 inscritos - menor número desde 2009 -, sendo 3.409.682 no formato impresso e 66.544 no formato digital. No geral, 73,7% dos estudantes participaram do primeiro domingo de prova (13.nov), enquanto 67,6% compareceram ao segundo dia do exame (20.nov).
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.