A greve dos Técnico-Administrativos em Educação e docentes do Instituto Federal de Alagoas tem início nesta segunda-feira, dia 23 de maio, e segue por tempo indeterminado. A deliberação foi tomada em Assembleia Geral dos/as servidores/as, realizada na última quinta-feira, dia 19.
Como forma de fortalecer o movimento paredista, o Sintietfal e o Comando de Greve realizarão uma rodada de Assembleias Municipais em todos os campi do Ifal e na Reitoria. A primeira Assembleia está marcada para esta segunda-feira, dia 23 às 15h, de forma presencial no Campus Maceió. Ao todo, 17 assembleias serão realizadas até o dia 1 de junho. A rodada de assembleias nos campi foi uma deliberação da AGE para referendar a luta e organizar ações locais.
Do ponto de vista legal, a greve foi comunicada à Reitoria na última sexta-feira, 20, e todo/a servidor/a do Ifal, a partir desta segunda-feira, tem seu direito de greve devidamente assegurado.
O movimento paredista reivindica recomposição salarial de 19,99% e a defesa da educação e do serviço público, com o arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) e a revogação da Emenda Constitucional nº 95 (Teto dos Gastos).
Como pauta local, a categoria defende o direito às 30 horas para todos os TAEs que atendem aos requisitos do decreto 1.590/95 e a realização de exames médicos periódicos pelo IFAL, conforme determinado pela lei 8.112/90.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.