A pandemia de COVID-19 trouxe um grande desafio para alunos no ensino fundamental, médio e superior. Lidar com motivação e oportunidades de acesso é a grande incógnita que precisa ser sanada pelas escolas e órgãos públicos. Abaixo você verá o que está em pauta sobre as desigualdades no ensino remoto, algumas dicas de motivação para ambos os públicos de alunos e o que é uma justificativa e qual a sua relevância para o ensino superior.
Ensino remoto traz inclusão ou aumenta desigualdades?
Em pesquisa Datafolha, encomendada a nível nacional pela Fundação Lemann, o Itaú Social e Imaginable Futures, revelou que após os primeiros meses em casa, 51% dos estudantes no ensino fundamental II não receberam orientações das escolas, número que chegou a 69% dos alunos no ensino médio.
Constatou-se que o acesso à internet, dificuldade com conteúdo, falta de equipamentos e interesse são os principais motivos para não fazer todas as atividades em casa. Considerando o Brasil um país em que mais de 46 milhões de pessoas não têm acesso a Internet (IBGE, 2018), as desigualdades relativas a diferenças de renda, gênero, raça e regiões, se acentuam.
São inúmeros os desafios da educação brasileira em 2021, pois os estudos precisam motivar o conjunto de pais, professores e alunos. Em diversas esferas, vem sendo discutido formatos de aulas aos sábados, gravações de videoaulas como forma de inclusão, para que o aluno não fique sem estudar e se prejudique. No entanto, existem alunos que possuem limitações para estes formatos, por conta da sua configuração social, são eles:
• Alunos que vivem na zona rural, aldeias, quilombos;
• Alunos que trabalham em algum turno oposto, aos sábados ou em rotina de trabalho noturno;
• Alunos que não dispõem de equipamentos ou Internet de qualidade;
• Alunos da educação básica que não tem um responsável para dar apoio;
• Alunos da educação especial.
Medidas precisam ser tomadas diante do novo semestre letivo que se inicia, de modo a atender uma boa parte desses alunos no ensino fundamental e médio que precisam além de tudo, estar incluídos em políticas do Estado e de escolas privadas, para uma boa formação.
Ensino superior online
Vale lembrar também dos alunos no ensino superior, os quais, além das aulas regulares, estão apresentando congressos online e trabalho de conclusão do curso (TCC). Não é nada simples pensar em como fazer esses textos, ainda mais com toda a pressão de ser avaliado de forma online pela banca de professores.
A justificativa é o pontapé inicial para a discussão e apresenta os objetivos da pesquisa, por isso planejá-la deve ser primordial para esses estudantes. Pensar sobre as seguintes questões, pode contribuir com esse processo:
• A pergunta é cientificamente bem posicionada, apresentada em uma forma hipotética que levará a uma análise de pesquisa com credibilidade científica?
• A pesquisa requer dados acessíveis ou atingíveis a um custo ou esforço razoável?
• A pesquisa é colocada de uma forma que pode explicar resultados diferentes sob diferentes condições?
• A pesquisa estende a compreensão dos fenômenos que estão sendo investigados na atual sociedade?
Dicas para enfrentar o momento com leveza
1. Tente permanecer positivo
Muitas vezes, só precisamos ver as coisas de um ângulo melhor, nada é totalmente bom ou ruim.
2. Repense sua dieta e hábitos com o seu corpo
Mente e corpo devem funcionar como um só, e para isso, ter melhores hábitos alimentares altera completamente os níveis de produtividade e humor, gerando benefícios no dia a dia.
3. Tenha uma agenda
Mantenha o compromisso com os estudos e crie uma agenda para todas as suas ações, incluindo intervalos e momentos de lazer.
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