Com a chegada da pandemia do Covid-19, o mundo inteiro se virou para a educação a distância como a alternativa para manter os seus estudos em andamento. Muitas pessoas, porém, já utilizavam este recurso há muito tempo, seja para ampliar o currículo com qualificações técnicas, aprender novas línguas ou até mesmo obter diplomas em diversas áreas do conhecimento.
Independentemente de você estar chegando agora nesta nova realidade ou já possuir alguma experiência, é de grande importância saber como utilizar tal recurso de forma eficiente, pois a internet é um lugar vasto no qual podemos nos perder com facilidade e desperdiçar tempo que poderia ser aproveitado ampliando os conhecimentos de fato e adquirindo experiência prática com habilidades que são perfeitamente possíveis de se aprender online.
Dito isso, quer você esteja aprendendo algo básico ou estudando para se graduar a nível superior, uma boa rotina de estudos é, sem dúvida, uma das chaves para o sucesso. Se você acha que ainda não dominou os hábitos de estudo adequados, a boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser facilmente aprendida por qualquer um, em qualquer nível de aprendizado. Aqui você poderá encontrar 10 maneiras de estudar de uma forma mais eficiente e minimizar o estresse ao fazer o dever de casa ou se preparar para testes importantes.
Arrume um bom espaço de estudo: Às vezes, sentar no sofá e abrir o livro é uma boa maneira de estudar. Você está absorvendo novas informações relaxadamente enquanto lê. Contudo, não é a melhor forma para isso. Para manter o foco, é melhor sentar em uma mesa, em uma cadeira confortável, sob iluminação forte e em um espaço claro e organizado. No mínimo, dê a si espaço suficiente para espalhar todo seu material de estudo de forma organizada e de fácil acesso. Assim, é possível começar a estudar de maneira estratégica e eficiente.
Livre-se das distrações: Esta parte deveria ser óbvia para qualquer um, mas nunca é tão fácil assim. Talvez seja melhor dizer para minimizar as distrações. Estamos todos conectados aos nossos telefones e redes sociais constantemente: no momento em que surge uma notificação, o foco e a atenção se dissipam. Portanto, no mínimo, desligue a TV, silencie seu telefone e feche as abas de mídia social em seu computador no momento de estudo. Se precisar, prometa a si mesmo que poderá verificar seu telefone durante um certo intervalo ou quando acertar um determinado número de questões, mas por poucos minutos. Você se surpreenderá com o quanto mais você lê do texto e quantas páginas de anotações você pode acabar escrevendo.
Planeje suas pausas: Acredite ou não, fazer intervalos regulares aumenta seu foco e ajuda a reter melhor as informações. Portanto, você pode recompensar-se por essa poderosa sessão de leitura com um intervalo de 10 minutos a cada 30 minutos. Apenas tome cuidado e tente não parar por mais tempo ou você achará difícil voltar ao modo de trabalho. Se você preferir, pode definir um alarme no seu telefone. Essa é uma ótima maneira de manter o ritmo, mas não passe o intervalo apenas no telefone. Em um mundo de distrações digitais, às vezes precisamos ser estratégicos quanto ao foco em uma tarefa. Por isso, verifique seus textos se for necessário, mas caminhe enquanto faz isso. Vá para a cozinha para fazer um lanche ou vá para o ar livre para tomar um pouco de ar fresco. E não se esqueça de se alongar.
Utilize exames antigos: Se revisar textos está começando a deixar seus olhos pesados, mude um pouco as coisas. Uma das melhores maneiras de estudar é misturando seus recursos. Procure alguns exames antigos. Veja qual era o foco quando seu professor projetou aquele teste. Refresque sua memória em quaisquer termos-chave dos quais não consiga mais lembrar o conteúdo. Veja se você ainda consegue recitar algumas respostas para as perguntas de resposta curta. Exames antigos ajudam a manter o foco em tópicos importantes e são uma boa maneira de fixá-los na memória.
Alimente seu cérebro: No dia do teste, pense no poder do cérebro. Mantenha-se hidratado com água comum, água de coco ou outros líquidos ricos em eletrólitos. Além disso, reserve um tempo para uma refeição saudável. Se puder, reserve também alguns carboidratos de qualidade, como torrada integral ou farinha de aveia, ou proteína, como alguns ovos cozidos, junto com algumas frutas vermelhas misturadas. Além disso, se você for tomar café, prepare apenas uma ou duas xícaras. A cafeína é uma faca de dois gumes, porque pode fornecer um benefício temporário, mas também é possível que cause nervosismo e ansiedade se bebida em excesso - dois dos piores estados para um dia de teste!
Escreva as coisas: Você já percebeu que, quando escreve as coisas, tende a se lembrar melhor delas? Digitar e falar não oferecem os mesmos níveis de retenção que colocar a caneta no papel. Por isso, tente anotar alguns dos pontos-chave do texto. O professor lhe forneceu um esboço? Escreva alguns desses termos e definições principais. Criar uma pilha de flashcards à mão também é uma boa ideia que nunca sairá de moda. A boa notícia é que toda essa atividade fará com que essas pausas de 10 minutos sejam muito mais rápidas!
Inicie um grupo de estudos: Com o grupo certo de amigos, um grupo de estudos pode ser uma verdadeira virada de jogo. Seus colegas trarão tópicos para a mesa que você não necessariamente pensou em destacar em suas anotações. Vocês podem questionar uns aos outros sobre os principais termos e definições. Não enfatize as respostas erradas. Tudo o que você não conseguir lembrar é simplesmente algo que você precisa ir para casa e revisar. Saber seus pontos fracos com antecedência aumenta a probabilidade de sucesso no dia do teste.
Nunca esqueça de utilizar a internet ao seu favor e procurar ferramentas que possam te auxiliar em qualquer estratégia que tenha montado. No caso de você estar em um nível mais avançado na graduação, pode procurar dicas de como fazer seu TCC a distância.
Mesmo com todas essas dicas, caso você ainda tenha dificuldade de manter consistência e eficácia nos estudos por algum motivo, uma alternativa são serviços online que te oferecem a opção de comprar tese, por exemplo. Desse modo você tem mais opções de como distribuir sua atenção de uma maneira mais efetiva.
E, por último, mas não menos importante, saiba que existem diversas plataformas dedicadas ao ensino de inúmeras áreas do conhecimento - muitas totalmente gratuitas - que você definitivamente irá se beneficiar ao utilizar. Então não perca essas oportunidades e dê uma guinada nos seus estudos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.