A Polícia Federal investiga se um candidato teria usado celular durante a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último domingo, dia 28 de novembro.
Na quinta-feira (2), a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão, determinado pela 3ª Vara Federal Criminal de Belém/PA, na casa de um dos participantes, na capital do estado.
Durante a prova, no município de Benevides (Pará), o candidato teria tentado obter o auxílio de um professor para conseguir as respostas às questões por meio do aparelho celular.
De acordo com informações da polícia, "a tentativa de fraude foi detectada e impedida, e os suspeitos, identificados. A investigação, realizada com celeridade, contou com o auxílio do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], responsável pela aplicação do exame".
Durante o cumprimento da ordem judicial, a polícia coletou provas que confirmam a tentativa do participante de obter vantagem indevida no Enem. A PF investiga se houve a participação de outras pessoas na tentativa de fraude.
Os envolvidos poderão responder pelo crime de fraude em certames de interesse público — a pena pode chegar a quatro anos de prisão.
Fonte: R7
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.