A professora Simonise Figueiredo Amarante Cunha, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Penedo, foi destaque no 12º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPetro), realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. Seu trabalho, apresentado na modalidade pôster, foi eleito o melhor entre cerca de 300 projetos submetidos no evento.
O estudo premiado faz parte da tese de doutorado de Simonise, defendida em 2022, na área de Engenharia de Processos, focada em Refino, Petroquímica e Gás Natural. A pesquisa já rendeu à professora o Prêmio Inventor Petrobras 2023 e garantiu patentes registradas no Brasil e nos Estados Unidos. Sua contribuição envolve um aparato experimental de monitoramento de emulsões de petróleo, utilizando espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), técnica que permite analisar em tempo real o tamanho das gotas e o teor de água em emulsões oleosas, condição essencial para a eficiência no refino do petróleo.
“Fiquei feliz por participar de um congresso desse nível, um dos maiores na área de petróleo; lisonjeada por ter ganhado o prêmio, frente a mais de 300 trabalhos; e mais feliz ainda de representar o IFAL Penedo, que me deu a oportunidade de estar lá”, comentou Simonise. A docente agradeceu ao campus pelo suporte financeiro que possibilitou sua presença no evento, reforçando a importância do incentivo para a participação de pesquisadores em eventos científicos de alto nível.
Com a premiação no PDPetro, Simonise reforça sua posição como uma pesquisadora de ponta, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que podem otimizar processos e superar desafios técnicos enfrentados pela indústria de petróleo, especialmente em áreas de alta pressão e temperatura, como as encontradas no pré-sal. Ela também ressaltou o papel desses eventos no aprimoramento das aulas e dos projetos de pesquisa e extensão que oferece aos seus alunos.
O PDPetro, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reuniu profissionais e acadêmicos em debates sobre os “Desafios na Formação de Recursos Humanos no Novo Cenário de Petróleo e Transição Energética”, destacando a necessidade de inovação na área em um cenário de mudanças globais para a transição energética.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.