Eleitores de Alagoas com deficiência auditiva vão poder contar, pela primeira vez, com o serviço de intérpretes de Libras nas eleições de domingo (2). Os intérpretes vão atender eleitores, através de chamadas de vídeos, que necessitem de ajuda durante a votação.
“Serão dois profissionais atuando desde o início da votação, em turnos intercalados, manhã e tarde. A chamada será efetuada pelo chefe de sessão, mesários ou até mesmo pelo administrador do prédio, dependendo da demanda dos eleitores", disse o desembargador eleitoral Felini Wanderley.
A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoreal (TRE-AL) é para promover mais acessibilidade paras as pessoas surdas. Em Alagoas, 1.056 eleitores informaram à Justiça Eleitoral que possuem deficiência auditiva.
"É algo realizado primeira vez. Se necessário, saberemos como melhor atuar nas próximas. Tomara que tenhamos muita procura e possamos ajudar”, concluiu o desembargador.
Nas eleições de 2022 as seções eleitorais vão ter urnas com intérprete de Libras. O modelo contará com intérprete indicando os cargos em que os candidatos estão disputando. A ação faz parte do projeto "Votar Sem Barreiras".
Fonte:g1
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.