Mais de 1,6 milhão de brasileiros em todo o mundo justificaram a impossibilidade de votar no segundo turno que ocorre neste domingo (30/10). Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o número já é maior do que o registrado no primeiro turno.
Um mapa de calor divulgado pela Corte mostra os locais com maior número de justificativas. Além do Brasil, Estados Unidos e países da Europa aparecem em vermelho, o que denota um alto número de pessoas.
Ao todo, até as 16h deste domingo, eram 1.639.088 justificativas.
Votação ao redor do mundo
Dezenas de países na Oceania e Ásia já encerraram a votação. Na Europa e África, boa parte dos países estão na reta final. Segundo o TRE-DF, até 17h, 71 países já tinham fechado as seções.
O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral após as 17h (horário de Brasília), quando termina o pleito de 2022
O segundo turno teve início oficialmente no sábado (29/10), em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16h à frente do Brasil.
A partir das 19h, começaram a votar os eleitores residentes na Austrália. Em seguida, vieram os do Japão e da Coreia do Sul. Também por causa do fuso horário, os últimos eleitores brasileiros no exterior iniciaram a votação a partir das 12h. São os que residem em San Francisco (EUA), Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá).
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.