Alagoas tem 150.960 alagoanos que não possuem biometria, ou seja, a identificação por impressões digitais a serem captadas momentos antes de o eleitor ir para a cabine de votação. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (STE). De acordo com o órgão, ainda assim, os eleitores sem esse mecanismo podem votar.
Ao todo, Alagoas tem 2.325.656 pessoas aptas a votar. Desse total, 2.174.696 já possuem cadastro biométrico, o que representa 93,51 % do eleitorado alagoano. O restante, 6,49 %, ainda não cadastraram no sistema de dados eletrônicos da Justiça Eleitoral.
No entanto, desde janeiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral tem informado que o eleitor sem o sistema biométrico podem votar este ano para as eleições gerais.
De acordo com o TSE, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil desde 2020. Isso ocorreu por conta do contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.
"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também esclarece que nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto", afirmou o órgão no início do ano.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.