Dólar hoje R$ 5,827 Arapiraca, AL 35ºC Tempo nublado
Notícias
04/11/2022 11:39
Eleições

Paulo Dantas anuncia equipe de transição de governo

Governador concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta, no Palácio dos Palmares; confira os nomes da equipe!
/ Foto: Reprodução
Redação com Gazeta Web

 O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4), o nome dos integrantes da chamada equipe de transição de governo, que ele vai criar com o objetivo de planejar as ações do Executivo para o próximo mandato. Ele garantiu que o trabalho do grupo será alinhado com as estratégias que estão sendo pensadas pelo futuro governo Lula (PT).

Compõem a equipe a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; a secretária de Governança, Poliana Santana; o secretário da Fazenda, George Santoro; a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata Santos; e a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy.

Segundo Dantas, a equipe de transição vai traçar um diagnóstico das ações de governo e planejar as atividades de forma integrada com o grupo de trabalho nomeado pelo presidente eleito da República.

“Precisamos entender qual a direção que o presidente Lula vai dar para o governo federal. Acreditamos que ele vai priorizar o desenvolvimento humano e econômico da nação. Nossa equipe já está em contato com vice-presidente eleito, o ex-governador Geraldo Alckmin, para saber qual a estratégia daqui pra frente”, explicou.

Acerca dos protestos, taxados de antidemocráticos, que questionam o resultado das urnas, Dantas foi enfático. “Qualquer ato que afete a democracia, a liberdade e as leis do Brasil serão reprovados pela maioria da população. Tem que se respeitar a maioria da população. Conversei com o secretário de Segurança e com o comandante da PM para tomarmos todas as providências para o cidadão ter o direito de ir e vir. As manifestações não têm nenhum caráter legal, nenhum sentido e serão completamente combatidas com base na lei”.

Ele reafirmou que tem a intenção de criar duas novas secretarias na estrutura do Estado (Turismo e Pessoas com Deficiência), mas ainda pretende aprimorar a ideia ouvindo especialistas nestes segmentos para apresentarem a contribuição que precisa para a montar as pastas, com orçamento e organograma próprios.

Quanto ao secretariado, mais uma vez informou que só deve bater o martelo com as indicações em dezembro, quando fará o anúncio oficial, adiantando que vai ampliar a participação feminina no alto escalão. Como a equipe de transição já começa a trabalhar imediatamente, e os nomes foram apresentados, Dantas sinaliza que não deve mexer na área de gestão e econômica do governo, pelo menos no começo do novo mandato.

Ele prometeu gerir o Estado para todos, deixando de lado as divergências e as dificuldades que teve ao longo do processo eleitoral. O governador chegou a ser afastado. por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito de um processo investigativo de desvios de recursos públicos na Assembleia Legislativa, mas teve o cargo devolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa quinta-feira (3), a Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão e pediu à Suprema Corte que afaste Dantas novamente.

“Estou muito tranquilo em relação a esta situação. Há duas decisões, uma do ministro Gilmar Mendes e outra do ministro Luís Roberto Barroso, já confirmadas pela Corte, que me deixam no cargo. Foram seis ministros que demonstraram para a sociedade que houve uma grande armação, de caráter eleitoral, ao qual fui vítima. Tenho a certeza de que o STF vai manter esta decisão que já me garantiu estar no mandato por unanimidade”, destacou.

A coletiva, conforme o próprio governador, foi convocada para um bate-papo com os jornalistas no intuito de fazer um balanço da eleição e para anunciar o planejamento para os próximos quatro anos de gestão. Mais uma vez, Dantas confirmou que vai mandar – e até ampliar – os programas sociais do Estado, a exemplo do Cartão Cria e do Escola 10, além de criar o Correria, que vai isentar do pagamento do IPVA motociclistas que tenham motos com até 170 cilindradas e motoristas por aplicativo, assim como perdoar as dívidas com estes impostos.

Também prometeu estabelecer parceria com o governo federal para tocar obras de grande vulto no Estado, como o Canal do Sertão, o aeroporto de Maragogi e a duplicação de rodovias (a exemplo da AL-101 Norte até Maragogi). Prometeu ainda criar programa Mais Médicos Alagoas, destinado a estudantes concluintes de Medicina e concursos para várias áreas a depender da necessidade.

Ele garantiu o pagamento do 13º salário do funcionalismo público estadual até o dia 15 de dezembro e informou que enviou ao Legislativo projeto de Lei Delegada visando à reestruturação administrativa do Estado, sem passar detalhes sobre a proposta.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Eleições
KTO
KTO