O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Otávio Praxedes, concedeu entrevista, na manhã deste domingo (2), para falar sobre o início das eleições no estado. Segundo ele, tudo tem ocorrido dentro da normalidade. Ele contou que 29 urnas eletrônicas apresentaram problemas até o momento e foram substituídas, sem prejuízos para o andamento do pleito.
"As eleições estão transcorrendo de forma normal em Alagoas, dentro de um ambiente de paz e de tranquilidade. O registro que tomamos conhecimento é de que, inicialmente, 29 urnas deram problemas de funcionamento, mas elas já foram mudadas. Temos um suporte necessário para qualquer eventualidade, para que os aparelhos sejam trocados", afirmou o presidente do TRE.
Otávio Praxedes também destacou a importância das urnas para as eleições no Brasil, ressaltando que elas são um orgulho para a democracia brasileira. Falou também sobre o apoio que recebeu de instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), que recebeu, neste domingo, as urnas que estão passando pelo teste de integridade.
"Gostaria de registrar e agradecer aos juízes eleitorais, aos promotores que estão atuando nestas eleições e aos funcionários da Justiça. Quero também elogiar o comportamento do eleitor, que está votando dentro desse ambiente de normalidade. Agradeço também ao presidente da OAB, Vagner Paes. Nós subscrevemos um termo de cooperação com a Ordem, que está atuando de maneira firme, acompanhando todos os atos das eleições e fazendo um trabalho da magnitude do Ministério Público. Buscamos convocar as instituições que têm uma respeitabilidade grande perante a sociedade, porque, na realidade, estamos fazendo um trabalho de isenção, de imparcialidade, para que todos tenham um orgulho da democracia brasileira", afirmou Praxedes.
O presidente do TRE falou ainda que recebeu a visita do comandante do Exército em Alagoas, que deslocou efetivo para os municípios do Pilar e de Satuba, para garantir segurança durante o pleito.
Para Otávio Praxedes, a expectativa é que o ambiente das eleições continue o mesmo até o final do pleito, que se encerra às 17h. Não há previsão do horário em que o resultado das eleições deve ser divulgado, mas a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que tudo seja feito no tempo mais ágil possível, para evitar questionamentos.
"Houve o início das nossas atividades com a sessão do pleno, que foi suspensa agora, e retornaremos às 17h sem horário de término da conclusão dos nossos trabalhos, porque nosso trabalho só será concluído com a divulgação dos resultados, e isso será feito sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral. Então, vamos aguardar que o próprio TSE divulgue os resultados. Acredito que, nesta eleição, os resultados vão sair com mais rapidez, porque há uma preocupação do TSE para que tudo seja feito em tempo real, sem haver demora e sem haver questionamento, porque é uma eleição muito polarizada, está havendo questionamento e o TSE tem recomendado ao TRE que haja uma agilidade para que a sociedade não fique tanto tempo esperando", pontuo
Fonte: Gazetaweb
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.