Policiais militares que farão a segurança dentro dos 1.011 locais de votação em todo o Estado começam a se deslocar para o interior neste sábado (01). O pleito contará com reforço de seis mil agentes da Segurança Pública em todo território alagoano. As tropas sairão da Academia de Polícia Militar, no Trapiche da Barra, rumo ao interior do Estado.
A PM ficará responsável pela guarda das urnas eletrônicas, com o apoio de 250 policiais penais, 100 bombeiros militares, 100 agentes do Programa Ronda no Bairro e 80 guardas municipais atuando na área do CPC.
Segundo o Secretário Executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), delegado José Carlos dos Santos, o órgão já tem um plano para garantir a tranquilidade dos eleitores para a votação escolher seus representantes para os próximos quatro anos.
A distribuição dos policiais leva em consideração o território do município. Cidades como Arapiraca, Coruripe, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema terão um contingente maior de agentes de segurança.
“O secretário de segurança do estado preparou um plano que foi inclusive entregue ao Tribunal Regional Eleitoral. Essa distribuição de policiais se deu exatamente dentro do tamanho dos municípios, baseados nos locais mais críticos em questão de violência. Mesmo nos municípios que terão a atuação das tropas federais, também teremos um olhar especial para a segurança para que tenham um policiamento mais reforçado”, disse o secretário.
Segurança Pública e TRE formaram ainda um Centro de Comando para as eleições. Segundo o secretário, durante todo o dia do pleito haverá o contato direto com a Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral e demais atores que estarão trabalhando para as eleições seguras. “Isso é fundamental para que juntos possamos sanar os eventuais problemas que surjam o mais rápido possível”, acrescentou o delegado.
Os municípios de Satuba e Pilar contarão com tropas federais e segundo a SSP, a atuação com os agentes do estado será em conjunto. “Haverá sempre o contato direto com as tropas federais. Vamos cumprir as determinações do MP Eleitoral, Poder Judiciário em cada um dos locais, com a sincronização de ações para que todos estejam afinados nas suas atribuições”.
Quem estiver prejudicando os trabalhos,. O Código eleitoral prevê diversos crimes eleitorais que vão desde compra de voto até crimes contra a honra no âmbito eleitoral. As forças policiais estão sendo orientadas a serem implacáveis para garantir que o cidadão tenha o direito de na cabine de votação escolher o candidato que acredita ser melhor para ele, para o estado e para o país”, finalizou José Carlos dos Santos.
PLANO DE SEGURANÇA
O efetivo disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) contará com policiais 4.038 militares, além de policiais civis, bombeiros, e também a polícia científica. Do total de agentes de segurança empregados na operação, 988 ficarão na área metropolitana de Maceió, divididos em oito Regiões de policiamento que, por sua vez, se subdividirão em 36 setores.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.