A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri-AL) afirma que os programas sociais existentes na pasta serão mantidos, dentre eles o Programa do Leite. Uma das principais pautas do planejamento da pasta destaca estudos internos para a elaboração de novas ações que intensifiquem o auxílio aos produtores sertanejos, além do concurso público.
O Programa do Leite trará novidades para este novo ciclo. No momento, estão sendo realizados estudos para o uso de metodologias modernas que vão melhorar o sistema de distribuição e, assim, continuar garantindo segurança alimentar para os beneficiários.
Semanalmente, quatro litros de leite são entregues às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e nutricional. O aprimoramento do programa vai estimular a cadeia produtiva com oportunidades de empregos diretos e indiretos aos pequenos produtores de leite.
Desde 2021, o Planta Alagoas tem fomentado a alimentação e a renda de milhares de agricultores familiares. E, através desta ação, produtores familiares que não têm condições de comprar sementes, recebem os grãos sem custo algum, para em seguida, iniciarem o plantio que, após a colheita, trará bons resultados para a mesa e o bolso de cada um deles. Neste ano, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) concedeu o aporte financeiro de R$ 20 milhões para a aquisição das sementes que serão distribuídas aos inscritos. A portaria e o processo de cadastramento de beneficiários terão início em fevereiro.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também está garantido nesta gestão, segundo a Secretaria de Agricultura. E, para continuar funcionando de forma ágil e de qualidade, representantes da modalidade estadual têm estudado avanços técnicos referentes à logística e precificação das mercadorias, levando sempre em consideração as novas diretrizes do Governo Federal.
Com métodos mais eficientes, o Programa de Distribuição de Alevinos vai continuar impulsionando a produção de alevinos na estação de piscicultura de Xingó, no município de Piranhas, por meio de tanques de alvenaria e escavados. Ao fim da etapa de doação aos beneficiários, o programa possibilita segurança durante o manejo da espécie, renda com a reprodução e venda dos peixes e garantia de alimento na mesa.
Por fim, os recursos oriundos do Garantia-Safra serão liberados de modo gradativo, o primeiro, a partir da segunda quinzena de janeiro e a segunda em fevereiro.
Concurso
O certame vai suprir as vagas de servidores em processo de aposentadoria e a necessidade de preenchimento dos cargos com pessoas que possuam qualificação para a atuação. Integrado à Seagri, o Instituto de Inovação para Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) vai realizar um concurso neste ano. As vagas ofertadas são para cargos de assistência técnica agrícola.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.