O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em recente julgamento e, com isso, pessoas aposentadas poderão requerer reavaliação do valor do benefício e passar a ganhar mais.
Depois da decisão, segurados começaram a receber mensagens por meio de aplicativos e redes sociais. Por isso, o INSS alerta sobre ação de criminosos que se aproveitam do momento para aplicar golpes em beneficiários segurados por meio de obtenção de dados pessoais.
O INSS informa que não entra em contato com seus segurados por telefone ou outros canais para oferecer serviços ou benefícios e tampouco revisões de valores.
O contato não é feito por nenhuma via, seja telefone, e-mail ou redes sociais e, por isso, assim que receber qualquer mensagem nesse sentido, o segurado deve ignorar.
Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.
Apesar da segurança que o estelionatário passa nas mensagens, o cidadão deve ficar atento com o golpe, e jamais mandar foto, dados ou clicar em links enviados por falsos servidores.
O INSS recomenda, então, que em caso de contato, ignorem ou desliguem o telefone e não forneçam nenhum tipo de informação.
Em caso de golpe, a pessoa pode denunciar à ouvidoria do instituto e, caso tenha sido vítima de um, lavrar boletim de ocorrência e informar os órgãos competentes, o INSS e o banco.
Fonte: R7
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.